A oficina visa proporcionar um espaço de laboratório/atelier para experimentar o processo fotográfico do Anthotype, em um ambiente propício a trocas de experiências e conhecimentos sobre a extração de diversos pigmentos vegetais e as possibilidades de suportes para impressão fotográfica.

 

DIA 1

Apresentação
Processo histórico do Anthotype
Maceração dos pigmentos
Montagem das placas para ir ao sol
DIA 2

Análise dos resultados após 7 dias de exposição ao sol
Criação de uma pequena publicação com o resultado obtido durante o processo de experimentação da Oficina.

DIA 3
Conclusão da pequena publicação.
Mostra dos resultados

 


 

 
Anthotype

Desenvolvido por John Heschel, que pesquisava a impressão fotográfica em cor no século XIX, o Anthotype (ánthos=flor, tipus=impressão) é um termo designado para um processo que se utiliza dos pigmentos de elementos
da flora como material fotossensível. Assim sendo, ao incidir sobre o pigmentos vegetais, os raios luminosos causam seu clareamento, de modo a possibilitar a impressão de imagens sobre qualquer suporte emulsionado com o pigmento vegetal, além das folhas servirem como o próprio suporte para impressão de imagens a partir de um positivo.

 


 

Débora Flor

Vive e trabalha em Belém. Tem sua pesquisa poética voltada para uma fotografia expandida, na qual experimenta processos artesanais junto com tramas, linhas, bordados e objetos para tecer suas relações com o outro, com os lugares. Participou de exposições coletivas como ”Um tanto de nós” (MUFPA, 2015), “II Salão Xumucuís de Arte Digital” (CCBEU- 2013) como artista convidada, no ”XXI Salão Primeiros Passos” (CCBEU, 2012) onde foi premiada com 2o lugar. Esteve como artista residente no projeto “Fotoativa em Residência: dois de lá, dois de cá (Associação Fotoativa, 2015). Formada em comunicação, trabalha como arte-educadora e fotógrafa independente, atua na associação Fotoativa desde 2012, ministra oficinas sobre processos fotográficos do século XIX na Fundação Curro Velho.

 

SERVIÇO

Inscrições abertas para oficina Anthotype.Lab – experimentações fotográficas com plantas
com Débora Flor
Encontros: Sexta, de 19h às 22h; e sábado e domingo, 9 às 12h
Período: 28 de abril a 07 de maio de 2017
Carga: 12 horas
Investimento: R$125 (em até 3x no cartão) ou R$110 à vista
*não incluso os custos dos materiais de consumo: papéis, linhas, tecidos, etc.
Inscrições: CLIQUE AQUI


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html