Primeiro Encontro de Gestão de 2017. Foto: José Viana

Um lugar de afeto, a Associação Fotoativa segue fazendo história em seus mais de trinta anos de existência: a diretoria para o próximo triênio (2017-2020) foi definida em encontros de gestão que se desenvolveram desde o início deste ano.

 

Como fruto dessa reflexão coletiva foram escolhidos Camila Fialho para a Presidência, Adriele Silva assumindo a Diretoria Administrativa, e Natan Garcia, a Diretoria Financeira, além dos conselheiros fiscais Jeff Alves, Maria Christina e Rafael Araújo. “Fico feliz em ver assumir a nova geração da Fotoativa”, afirmou o presidente Michel Pinho, no encontro que marcou a definição da nova gestão, no último sábado, dia 25.

Todo o funcionamento da casa, conquistas e desafios foram desenhados nas paredes da Fotoativa em um Mapa Mental produzido durante os encontros de gestão, que iniciaram em 21 de janeiro. A tarefa se mostrou mais complexa à medida da necessidade de aprofundar a discussão e entendimento sobre cada ação proposta, em um exercício do fazer conjunto, propondo-se uma atuação aberta e participativa de todos que fazem a Fotoativa. Um campo paralelo “Sonhos, Devaneios ou Limbo” foi criado no planejamento para acomodar as ideias flutuantes, que ainda não estão implementadas, mas que existem como vontades e estão abertas para participação.

 


Segundo Encontro de Gestão do Ano. O que fazer com o lixo?. Foto: Adriele Silva da Silva

 

“Os três anos de gestão que assumimos neste fim de semana devem culminar nos 35 anos da Fotoativa que serão comemorados em 2020. Este é um dos nossos grandes desafios: dar conta dessa história, valorizando o legado deixado por sua memória construída a múltiplas vozes, e ao mesmo tempo estar aberto a outras frentes e práticas que possam somar ao já vem sendo feito e apontem para uma renovação. Precisamos estar abertos a outras possibilidades de experimentar o mundo, inclusive na captação de recursos, buscando abrir novas vias de sustentabilidade que garantam a continuação da instituição”, fala Camila sobre os desafios dos próximos anos.

A nova diretoria assume a Fotoativa após um ano de atividades de volta à casa, que funciona mesmo em ambiente de finalização do restauro da estrutura. Em tempos de instabilidade econômica e cultural no País, a Fotoativa se mantem atuante na troca de pensamento, ação e reflexão de educadores, artistas, multiplicadores, jornalistas e tantos que transitam no espaço. “Estamos prestando contas com tudo em dia, e muitos desafios diante de tudo que estamos vivendo”, afirmou Fatinha Silva, Diretora Financeira da Fotoativa durante a apresentação das finanças da associação.

 


Encontros de Gestão em processo durante janeiro e fevereiro de 2017

 

Os encontros de gestão permitiram construir o lugar dessa nova equipe gestora que se coloca não apenas enquanto diretoria, mas também junto dos Núcleos de onde se desdobram nossas ações – Comunicação, com José Viana e Yvana Crizanto, Formação – com Josianne Dias e Mireille Pic e Pesquisa – com Camila Fialho, Débora Flor e Irene Almeida, compondo um grupo plural. “Esta é nossa grande riqueza”, diz Camila. Os Núcleos ampliaram sua constituição para facilitar a multiplicidade de ideias e ações para movimentar o Casarão Fotoativa e seus reflexos.

“Tenho certeza que esta equipe, renovada e encorpada, saberá cuidar muito bem do que foi construído ao longo de mais de três décadas e mais, abrirá novos e promissores horizontes para todos nós. E fico muito animado em ver nascer essa equipe onde prevalece acima de tudo o respeito e afeto pelas diferenças”, afirma Miguel Chikaoka, idealizador e que repassa neste ano o cargo de Diretor Administrativo da Fotoativa.

O planejamento estratégico da Fotoativa para 2017 está aberto à visitação e contribuições para manter o espaço vivo e pulsante: o afeto nos une.

 


Diretoria, Conselho Fiscal, Coordenação de Núcleos e Associad@s

 

Conheça um pouco da trajetória dos novos dirigentes da Fotoativa e venha fazer parte dessa construção:

 

Adriele Silva da Silva, Belém/PA, 1987. Mestranda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará. Enquanto educadora do ensino formal atua na Secretaria Municipal de Educação de Belém na região das ilhas Sul.  Foi coordenadora do Núcleo de Formação e Experimentação da Associação Fotoativa, instituição sem fins lucrativos e de educação não-formal, entre 2013 e 2017, mesma instituição que agora assume a função de Diretora Administrativa. Suas pesquisas versam sobre territórios, educação, arte, infância, processos de cuidado.

 

Camila Fialho, Porto Alegre/RS, 1980. Radicada em Belém desde 2014, atua como pesquisadora independente em artes e colaboradora da Fotoativa, na coordenação do Núcleo de Pesquisa e Documentação, onde também coordenou o Laboratório de Projetos de jun. 2015 a dez 2016. Formada em Letras e Mestre em Literatura Francesa, tem especialização em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural. Em suas pesquisas, transita entre reflexões sobre o território da Amazônia contemporânea, tensões entre palavra e imagem, práticas colaborativas e gestão em espaços híbridos independentes.

 

Natan Garcia, Fortaleza/CE, mas a capital cearense não é o único lugar que já chamou de casa. Com passagens por Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Dublin (Irlanda) e agora em Belém. Na bagagem, registros feitos pelas Américas, Europa e Índia. Estudou na Escola Focus de Fotografia (Fotografia Básica e Fotojornalismo), Academia Internacional de Cinema (Direção de Fotografia para Cinema), ambas em São Paulo, Escola de Artes Visuais Parque Lage (Fotografia Contemporânea), no Rio de Janeiro, além de ter participado de diversas vivências na Fotoativa, como a Oficina de Olhos Vendados, com Miguel Chikaoka e das jornadas Pin Hole Day. Desde então, já participou de exposições coletivas na Galeria Portugália, Galeria Fidanza e Museu de Arte Sacra, além de fazer parte das comemorações dos 30 anos da Fotoativa, participando do Fotovaral, e ter tido trabalho selecionado para o Portfólio Em Foco/Convocatória 2016, do Festival Paraty Em Foco.

 

Confira a galeria de Imagens abaixo:

 


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html