Panorama da História da Arte: um percurso pela história da humanidade e suas manifestações artísticas, com Alexandre Sequeira

 

Apresentação

A proposta do curso é fazer um percorrido pela história das sociedades e suas manifestações artísticas oferecendo ao participante panoramas da História da Arte desde os temos remotos da humanidade. O conteúdo programático está estruturado em uma linha do tempo convencional – da pré-história aos tempos pós-modernos (confira abaixo), mas a abordagem proposta busca tensionar os contornos e limites da história da arte normalmente contada a partir de uma perspectiva eurocêntrica, atentando para o que paralelamente acontecia no restante do mundo, cá nas Américas, e lá para além dos oceanos.

 

Encontros

16 de maio a 06 de julho de 2017

Terças e quintas de 16h às 19h

 

 

Conteúdo

AULA 1Pré-história –  imagem, rito e luta pela sobrevivência.

AULA 2Civilizações  Mesopotâmicas e Persa: O surgimento dos primeiros núcleos urbanos; Gilgamesh – a invenção do mito do herói; Egito: rito como  instrumento de afirmação de poder; Civilizações Cicládicas: a proto-história grega. Índia, China e Japão – Civilizações na Ásia. Civilizações Pré-colombianas na Amazônia.

AULA 3 – O apogeu do mundo antigo. Grécia: Arte, Filosofia e ideal grego; Macedônia: a difusão do pensamento helenístico.

AULA 4Etrúria – misticismo, riqueza material e beleza. A proto-história romana; Roma: Arte e Poder – Panis et Circenses; A hibridização de culturas no Império Romano; Arte paleo-cristã: a formulação das bases do pensamento litúrgico católico.

AULA 5Invasões Bárbaras: Choque e miscigenação de idéias; O pensamento Islâmico e a crise iconoclasta; Alta idade média: o Clero contra Dionísio. O teatro mambembe e os bardos.

AULA 6 Renascimento: o mundo sob a luz do conhecimento científico.

AULA 7Barroco: O superlativo do extravagante em  reação ao materialismo Renascentista; O culto ao mártir pela fé; O Rococó,  a aristocracia francesa e a Comédie Française.

AULA 8Neoclássico: a retomada dos ideais greco-romanos; A exaltação dos heróis das causas populares; a reação ao absolutismo monárquico.

AULA 9Romantismo: O conceito de sublime: subjetividade e individualismo em foco; A Revolução Francesa e a ascensão da burguesia; O surgimento do teatro moderno; Ruptura da lei das três unidades na narrativa teatral: tempo, espaço e ação.

AULA 10Realismo: A substituição do belo e ideal pelo real e objetivo; Observação da realidade na razão e na ciência; O herói romântico dá lugar aos personagens do cotidiano; O surgimento da Fotografia; O Impressionismo e o estudo da luz.

AULA 11Os movimentos da modernidade: Pós-Impressionistas: Vincent Van Gogh, Paul Gaugin e a influência da Arte oriental;  o Expressionismo a primazia da expressão em detrimento da verossimilhança; O Surrealismo e o desvendamento do subconsciente; O Dadaísmo e o Cabaret  Voltaire; O Cubismo: a negação da perspectiva monocular e a arte africana; A Bauhaus e as relações entre Arte e ofícios.

AULA 12Arte Pop e a cultura de massa: a Escola de Frankfurt; Walter Benjamin, Bertold Brecht e o desaparecimento da quarta parede; Theodore Adorno, Samuel Beckett e o silêncio como forma de protesto.

AULA 13Pós-Moderno: O surgimento das performances e dos movimentos de experimentalismo; As novas tecnologias e as relações de hibridismo de linguagens.

 

Carga Horária

40 horas

 

Investimento

R$400 parcelados em até 4x

 

Requisito

Sem requisitos

 

Alexandre Romariz Sequeira, 1961. Belém-Pa.            

Artista visual, é Mestre em Arte e Tecnologia pela UFMG, doutorando em Arte pela mesma Instituição e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPa.

Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteriadade social, tendo participado Encontros de Fotografia, Seminários e Exposições no Brasil e exterior. Tem obras no acervo do Museu da UFPa, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas; Coleção Pirelli/MASP, Museu de Arte do Rio/MAR, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e na Coleção de Fotografia da Associação Brasileira de Arte Contemporânea/ABAC.

 

Inscreva-se já


Postado por

Comunique-se conosco, deixe um comentário.


http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html