A PROPOSTA

A proposta do curso é fazer um percorrido pela história das sociedades e suas manifestações artísticas oferecendo ao participante panoramas da História da Arte desde os temos remotos da humanidade.

O conteúdo programático está estruturado em uma linha do tempo convencional – da pré-história aos tempos pós-modernos (confira abaixo), mas a abordagem proposta busca tensionar os contornos e limites da história da arte normalmente contada a partir de uma perspectiva eurocêntrica, atentando para o que paralelamente acontecia no restante do mundo, cá nas Américas, e lá para além dos oceanos.

 

PERÍODO

de 21 de agosto a 02 de outubro

segundas e quartas, das 19h às 22h

 

CARGA HORÁRIA

40 horas/aula (inclui certificado)

 

 

CONTEÚDO

Aula 01 – Pré-história –  imagem, rito e luta pela sobrevivência.

Aula 02 – Civilizações  Mesopotâmicas e Persa: O surgimento dos primeiros núcleos urbanos; Gilgamesh – a invenção do mito do herói; Egito: rito como  instrumento de afirmação de poder; Civilizações Cicládicas: a proto-história grega. Índia, China e Japão – Civilizações na Ásia. Civilizações Pré-colombianas na Amazônia.

Aula 03 – O apogeu do mundo antigo. Grécia: Arte, Filosofia e ideal grego;Macedônia: a difusão do pensamento helenístico.

Aula 04 – Etrúria – misticismo, riqueza material e beleza. A proto-história romana;Roma: Arte e Poder – Panis et Circenses; A hobridização de culturas no Império Romano; Arte paleo-cristã: a formulação das bases do pensamento litúrgico católico.

Aula 05 – Invasões Bárbaras: Choque e miscigenação de idéias; O pensamento Islâmico e a crise iconoclasta; Alta idade média: o Clero contra Dionísio. O teatro mambembe e os bardos.

Aula 06 – Renascimento: o mundo sob a luz do conhecimento científico.

Aula 07 – Barroco: O superlativo do extravagante em  reação ao materialismo Renascentista; O culto ao mártir pela fé; O Rococó,  a aristocracia francesa e a Comédie Française.

Aula 08 – Neoclássico: a retomada dos ideais greco-romanos; A exaltação dos heróis das causas populares; a reação ao absolutismo monárquico.

Aula 09 – Romantismo: O conceito de sublime: subjetividade e individualismo em foco; A Revolução Francesa e a ascensão da burguesia; O surgimento do teatro moderno; Ruptura da lei das três unidades na narrativa teatral: tempo, espaço e ação.

Aula 10 – Realismo: A substituição do belo e ideal pelo real e objetivo; Observação da realidade na razão e na ciência; O herói romântico dá lugar aos personagens do cotidiano; O surgimento da Fotografia; O Impressionismo e o estudo da luz.

Aula 11 – Os movimentos da modernidade: Pós-Impressionistas: Vincent Van Gogh, Paul Gaugin e a influência da Arte oriental;  o Expressionismo a primazia da expressão em detrimento da verossimilhança; O Surrealismo e o desvendamento do subconsciente; O Dadaísmo e o Cabaret  Voltaire; O Cubismo: a negação da perspectiva monocular e a arte africana; A Bauhaus e as relações entre Arte e ofícios.

Aula 12 – Arte Pop e a cultura de massa: a Escola de Frankfurt; Walter Benjamin, Bertold Brecht e o desaparecimento da quarta parede; Theodore Adorno, Samuel Beckett e o silêncio como forma de protesto.

Aula 13 – Pós-Moderno: O surgimento das performances e dos movimentos de experimentalismo; As novas tecnologias e as relações de hibridismo de linguagens.

 

INVESTIMENTO

R$400 parcelado em até 4 vezes no cartão de crédito

 

REQUISITO

Interesse e disponibilidade.

 

 

ALEXANDRE ROMARIZ SEQUEIRA

1961. Belém-Pa. Artista visual, é Mestre em Arte e Tecnologia pela UFMG, doutorando em Arte pela mesma Instituição e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPa. Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteriadade social, tendo participado Encontros de Fotografia, Seminários e Exposições no Brasil e exterior. Tem obras no acervo do Museu da UFPa, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas; Coleção Pirelli/MASP, Museu de Arte do Rio/MAR, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e na Coleção de Fotografia da Associação Brasileira de Arte Contemporânea/ABAC.

 

SAIBA MAIS

Meu Mundo Teu – Alexandre Sequeira

Conversa de Galeria: Meu mundo teu – Alexandre Sequeira

TEDxAmazônia – Alexandre Sequeira reencontra o sentido da fotografia

Alexandre Sequeira – Entre a realidade e a fabulação

PONTO DE VISTA – Alexandre Sequeira – Belém – PA

 

Inscrições aqui

 

 


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html