Na Fotoativa, o Circular é possibilidade de experimentar novas formas de construir a cada momento pequenos ensaios de uma outra cidade possível. Agradecemos à coordenação do projeto, que promove de dois em dois meses este movimento, que se faz dia a dia em cada um dos espaços.

 

Nesta edição, a família Fotoativa cresceu um pouco mais com a chegada de dois novos projetos que vêm a somar à nossa maneira de pensar o mundo com mais consciência: a Tunga e seu grupo trazendo sua vivência de yoga, e as meninas Da Tribu, Katia e Tainah, com seus acessórios feitos de forma artesanal e sustentável.

 

Tendo no horizonte outras formas para pensar a economia, o Pagamento Consciente integrou parte de nossas atividades, contribuindo de maneira equitativa para manutenção dos custos mensais da Fotoativa. Nesse exercício, sob a luz dessa nova prática na casa, agradecemos a Sandra Machado com seu delicioso café da manhã no jardim e agradecemos aos oficineiros que propiciaram pequenas vivências de trocas ao longo do dia – Tunga Vydia, Clara, João e Luisa Mazzei, Jorge Ramos, José Viana, Fábio Hasegawa, PPKAS Subversivas e Maurício Igor.

 

Agradecemos a colaboração de Nilton Dias no som e na discotecagem, e das Manas com suas comidinhas especiais no fim do dia. À querida Paula Vanessa, por cuidar do Brechó, ao nosso querido amigo Saci pela parceria de toda hora, ao nosso incansável estagiário Samir Dams e ao Lucas Mazzei pelo corre das bebidas.

 

Agradecemos a Orquestra Pau e Cordista de Carimbó que botou a galera pra requebrar e as canjas de Felipe Cordeiro, Homero da Cuíca e Nazaco Gomes que contagiaram as energias de todos na praça.   

 

Por fim, agradecemos imensamente ao público que mais uma vez compareceu em peso durante todo o dia fortalecendo o Circular como lugar de encontro e apropriação do espaço público e que aos poucos também passa a integrar a movida colaborativa, tomando consciência de sua responsabilidade em relação ao lixo produzido, entendendo que se quisermos fazer esse mundo diferente temos que começar por nós!

 

 

Fotos da Orquestra Pau e Cordista de Carimbó: Marcelo Lelis

Fotos Fotoativa Portas Abertas Circular #18: Adriele Silva da Silva, José Viana, Samir Dams

_______

 

FOTOATIVA PORTAS ABERTAS CIRCULAR #18

Atividades com Pagamento Consciente
a medida certa entre o possível pra você e o necessário para a vida longa deste projeto

 

YOGA NA FOTOATIVA
com Tunga Vydia a partir das 8h
A Fotoativa inaugura as práticas de Yoga no casarão, que se tornaram tradicionais nas manhãs de domingo do circular na laje Da Tribu. Agora a Fotoativa recebe a Tunga e as meninas Da Tribu para compartilhar essa linda energia, às 8h da manhã, seguida do Café no Jardim. Tudo com pagamento consciente! Te esperamos.

CAFÉ NO JARDIM
De comer e saborear o tempo passar com tapioquinhas e outras delícias da Sandra.
Horário: a partir das 9h, na sequência da Yoga.

 

MICRO OFICINAS
…de tudo tem um pouco… pra tod@s com carinho e afeto… de criança pra criança… de criança pra adulto… de adulto pra adulto… de adulto pra criança… você escolhe!

 

1. AVIÕES DE PAPEL, com João Mazzei
Horário: 9h30 (duração 1h)
Público Alvo: adultos e crianças (a partir de 4 anos de idade)
Para quem deseja fazer aviões de papel para voar juntos!!! Que tal!?

 

2. OFICINA DE TAUMATROPO, com Fábio Hassegawa
Horário: 9h30 (duração 1h30)
Vagas: 20
Público Alvo: crianças e adolescentes
A oficina tem como objetivo a produção do brinquedo ótico taumatropo fazendo 1 disco de papel com uma imagem a cada lado e preso um barbante e com a distorção do barbante as imagens se combinam formando um imagem.

 

3. ORIGAMIS EM FIO, com Luisa Mazzei
Horário: 10h (duração 1h)
Público Alvo: adultos e crianças (a partir de 10 anos)
O origami é uma técnica japonesa milenar de dobraduras de papel. Vamos compartilhar a feitura de alguns modelos e prendê-los em fios com miçangas que podem ser pendurados nos mais variados lugares.

 

4. EM CADERNOS, com Clara Mazzei
Horário: 10h30 (duração 1h)
Público Alvo: adultos e crianças (a partir de 8 anos)
Fazer de forma simples seus próprios cadernos de anotações, desenhos, diários, álbuns etc em encadernações do tipo borboleta.

 

5. PINCEL DE LUZ, com José Viana
Horário: 10h30 (duração 1h30)
Público Alvo: adultos e crianças (a partir de 12 anos)
Em busca de imagens de dentro, a partir de papéis fotográficos queimados e o uso do químico revelador, fotografia, pintura e desenho se misturam na técnica do quimiograma que na Fotoativa é carinhosamente chamado de Pincel de Luz.

 

6. GAMBIARRA FOTOGRÁFICA ou COMO DIGITALIZAR SEU FILME FOTOGRÁFICO DE MODO ALTERNATIVO, com Jorge Ramos.
Horário: 14h às 18h (duração 4 h)
Público alvo: Fotógrafos amadores e profissionais
Quando se quer fotografar com filmes fotográficos, geralmente depara-se diante de dificuldades como a escassez ou falta de qualidade nos serviços de revelação e ‘digitalização’ disponíveis ou alto custo de scanners caseiros no mercado. Diante disso, a oficina propõe a pesquisa e construção de um modelo de ‘gambiarra’ e uma técnica eficaz para digitalizar com qualidade e de modo caseiro negativos fotográficos através de um princípio simples que consiste em re-fotografar os fotogramas.

 

7. FLORESCIDADE – INSPIRAÇÕES DA CASITA PARA COLORIR VOOS E FOLHAGENS, com Katia Fagundes
Horário: 14h30 às 16h30 (duração 2h)
Vagas: 15
Público Alvo: pessoas que gostem dos trabalhos manuais, estudantes de moda, artesãos, etc.
Leve seus materiais para experimentar! tesoura, 20cm de lonita( algodao cru), agulha de mão, um novelo pequeno linha de bordar, uma tinta de tecido na cor preferida( 37ml)
Katia Fagundes, agora moradora de outras paragens, trás a inspiração da floresta e propõe uma oficina de estamparia e bordados usando como suporte folhas secas na construção de acessórios de moda. Adornar o mundo com as cores de novos voos. O destino deslinda-se em beleza.

 

8. SUBVERZINES, com PPKAS SUBVERSIVAS.
Horário: 15h às 17h (duração 2 h)
Público Alvo: mulheres (a partir de 10 anos)
Uma oficina ministrada pelo coletivo PPKAS SUBVERSIVAS, com foco em assuntos que abordam realidades femininas. A ideia da oficina é que cada participante produza um zine com suas inquietações enquanto mulheres.

 

9. CONSTRUÇÃO E PRÁTICAS COM PINCEL DE LUZ, com Maurício Igor e Dairi Paixão.
Horário: 16h (duração 45 min)
Público Alvo: Aberto para qualquer público
A micro oficina visa trabalhar a criatividade e imaginação dos participantes a partir da criação de desenhos baseados em revelações da luz, tendo um poema como norteador das produções.

 

MÚSICA no PÔR-DO-SOL DAS MERCÊS
Na busca por aproximar artistas da música popular paraense, e convidar os circulantes à ocuparem o espaço público para juntos cuidarem dos cantos da cidade, a Fotoativa tem a honra de receber a Orquestra Pau e Cordista da Amazônia com discotecagem e sonorização do parceiro Nilton Dias. O chapéu é colaborativo, e vem no meio da noite.

 

ORQUESTRA PAU E CORDISTA DE CARIMBÓ
A orquestra tem como cerne de sua existência estética musical a estrutura compacta de um bloco popular no palco. Bebe na fonte da musicalidade amazônica, tendo como pilar básico a manifestação artística de maior representatividade do Estado do Pará, o carimbó. Vem chegando que a noite vai ser boa!

 

QUITUTES DAS MANAS
Do meio da tarde em diante, o sabor regional começa a tomar conta da atmosfera, com a tradicional maniçoba e vatapá das manas Diná e Raquel, que te esperam no pôr-do-sol, sempre com novidades!

 

LOJINHA
Produtos Fotoativa + Livros e revistas de Arte, Educação e Patrimônio, para ler, comprar e compartilhar.

 

BRECHÓ FOTOATIVA
Desapego para circular as energias de casa. Várias novidades a cada aparição. Entre objetos, roupas, livros, discos e acessórios variados. Quiçá com lentes e filtros.

 

BANQUINHA DA TRIBU
Fios, tecidos, papel reciclado, látex e produtos reutilizáveis constituem a matéria prima com a qual a Da Tribu cria e produz suas peças exclusivas, em um empreendimento familiar que há oito anos atua no setor da moda da cidade.

 

 


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html