E no sábado, 19 de outubro de 2017, chega mais uma vez o momento de celebrar o aniversário da Fotoativa.

Desta vez, para marcar seus 33 anos de ação cultural colaborativa, que atravessam gerações e gerações de gente diversa reunida, no coração da cidade de Belém, para reverberar em tantos outros cantos, seja pela arte, pela fotografia, pelas práticas educativas, pelo cuidado com o patrimônio, pelo valor da memória, ou pelo simples prazer de estar junto.

Queremos convidar você, que de alguma forma já esteve aqui reunido, para celebrar este momento, apagar as velas e compartilhar um delicioso bolo de aniversário.

Chega junto, traz teus amigos, chama a família, vamos habitar a praça e celebrar a vida na cidade. Os festejos começam pela tarde e se estendem noite adentro.

 

Retratos na Praça. Foto: Miguel Chikaoka

 

Lambe na Praça

A reunião do grupo participante da oficina Lab Pro G.F. que confeccionou câmeras de grande formato orquestradas pelo fotógrafo Miguel Chikaoka, estará espalhada pela Praça das Mercês, revivendo a feitura de retratos como antigamente. Da luz à câmera, direto para o laboratório. Faça o retrato da sua galera. O pagamento é consciente!

 

Na paisagem do lambe-lambe

A artista Suely Nascimento realiza mais uma ação do projeto Céu Aberto, coordenado pelo Núcleo de Fotografia do Centro Cultural Sesc Boulevard. Instalada ao ar livre, com uma câmera lambe-lambe digital, Suely fará o registro fotográfico dos visitantes, tendo como pano de fundo a paisagem ribeirinha de Dirce Serra, com a colaboração do marceneiro Benedito Modesto.

 

Ceu aberto. Foto: Suely Nascimento

 

Olhar Belém

O Núcleo de Formação e Experimentação da Fotoativa organiza a mostra de resultados do projeto Olhar Belém, que realizou quatro vivências em fotografia artesanal com a comunidade do entorno da Fotoativa, do Porto do Sal, juntamente com educadores, multiplicadores e interessados em geral.

São intervenções com fotografias, vídeo e um conjuntos de pequenos livretos artesanais construídos pelos participantes.

 

Imagens do acervo. Foto: Irene Almeida

 

Paredes da Memória

O Núcleo de Pesquisa e Documentação da Fotoativa apresenta memórias da Fotoativa nas paredes da galeria, com um recorte de imagens de seu acervo, como desdobramento dos trabalhos de cuidado e preservação que vem sendo realizados de forma colaborativa, sem aportes financeiros externos, juntamente com programas de estágio em parceria com o curso de Artes Visuais da Unama e da UFPA, desde o retorno ao casarão sede da Fotoativa, fechado para reformas de 2013 a 2016.

 

Foto: Tita Padilha

 

Ana Clara

Passeando entre a suavidade do pop e as guitarras distorcidas, com um repertório que contrasta delicadeza e acidez, a cantora e compositora Ana Clara tem um EP, chamado “Canções de Depois”, de 2014 (CD independente e vinil pelo selo Discosaoleo), um álbum homônimo, de 2015 (Na Music), e dois videoclipes, para as faixas “Polaroid sem cor” e “Ele sabe dançar”, ambos dirigidos por Carolina Matos.

Para o aniversário da Fotoativa, Ana Clara se apresenta em pocket show, acompanhada de Eduardo Feijó, com um repertório baseado nas gravações e mostrando também composições novas. Mais informações: facebook.com/anaclara.

 

MG Calibre Eletro

Baixista expressivo de musicalidade aguçada e criativa. Mistura a música acústica com a eletrônica, ora jazz, ora carimbó. Atua ao lado de vários artistas, tal: Dona Onete, Mestre Laurentino, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro, Mestre Vieira, Metaleiras da Amazônia, Coletivo Rádio Cipó e outros. Participou de eventos importantes como a abertura da sala de jazz em homenagem ao trompetista Miles Davis, a Miles Davis Hall, Montreux Jazz Festival (Suíça), Espetáculo Terruá Pará (Teatro Ibirapuera, SP), Baixista e arranjador ao lado do guitarrista Michelangelo Pagnano no primeiro disco da banda de música eletrônica “Solar Sides” (BMG Paris), tendo os DJ’s e produtores, Tomi Castillo e Estabane Lucci, remix feitos por DJ’s, Charles Schillings, Peckam e Kid Locco, veiculados por estes no último desfile de Yves Saint Laurent em Paris. Clique aqui para saber mais.

Calibre é presença histórica nos aniversários da Fotoativa. Desta vez, toma conta da Praça das Mercês, para um acontecimento Eletro, juntamente com seus parceiros DJ Morcegão e os saxofonistas Marcos Puff e Bruno Mangabeira.

 

Foto: Luciana Magno

 

E Mais

Quitutes das Manas
No final da tarde, o sabor regional toma conta da atmosfera, com a tradicional maniçoba e vatapá das manas Diná e Raquel, que te esperam no pôr-do-sol, sempre com novidades!

Brechó Fotoativa
Desapego para circular as energias de casa. Desta vez com uma seleção de livros, objetos e acessórios fotográficos.

Banquinha Da Tribu
Fios, tecidos, papel reciclado, látex e produtos reutilizáveis constituem a matéria prima com a qual a Da Tribu cria e produz suas peças exclusivas, em um empreendimento familiar que há oito anos atua no setor da moda da cidade.

Lojinha Fotoativa
Produtos Fotoativa + Livros e revistas de Arte, Educação e Patrimônio, para ler, comprar e compartilhar.

 

Foto: Luciana Magno

Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html