O coletivo francês Suspended Spaces compartilha e dialoga sobre sua trajetória de 10 anos

 

Percursos artísticos em conjunto são o foco do bate-papo desta edição do Portas Abertas, que convida o coletivo francês Suspended Spaces, nesta quinta (24), a partir das 19h, no Casarão Fotoativa.

Os artistas trabalham sobre objetos ou « espaços suspensos », com características difíceis de explicar em poucas palavras, produzem embora textos e obras. Esses objetos e outros diversos campos tratam de conflitos de natureza política, económica ou histórica. Tornaram-se áreas tangíveis e sensíveis, particularmente frágeis e efémeras, que necessitam uma abordagem artística.

Abordando um trabalho crítico sobre a Modernidade, especialmente sobre apropriações da Modernidade e das Modernidades, tais como foram exportadas, o que é uma forma de interrogar a suas faltas e de enfatizar a importância dos detalhes, as áreas de fricção e de contingências.

“Fizemos varias residências, exposições, colóquios, e já publicamos 3 livros – estamos a preparar o próximo, que será em francês e em português. Trabalhamos agora num projeto de residência flutuante (num barco) entre Santarém e Fordlândia, com mais ou menos 20 artistas e pesquisadores da Europa e do Brasil”, afirma Jan Kopp, um dos integrantes do grupo.

 

 

Fotoativa Portas Abertas

O retorno das atividades da Fotoativa no Casarão da praça das Mercês, reúne uma diversidade de ações em desenvolvimento constante, por fotógrafos, artistas, escritores, músicos, pesquisadores e interessados no compartilhamento de ideias e iniciativas.

O espaço se mantém vivo e atuante com programações que já reuniram centenas de pessoas, seja em dias inteiros dedicados à realização de oficinas e apresentações, como também em eventos pontuais, de lançamento de publicações, debates e experimentações, que também possam potencializar as atividades no Casarão.

 

 

SERVIÇO

Fotoativa Portas Abertas nesta quinta, dia 24 de agosto 2017, às 19h, no casarão Fotoativa, praça das Mercês. Entrada gratuita. Mais informações www.fotoativa.org.br ou nas redes sociais da Associação Fotoativa.  Mais informações sobre o coletivo francês www.suspendedspaces.net


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html