A Fotoativa convida para o Café Fotográfico com o artista baiano Alex Oliveira que apresenta seus “Mundos Possíveis” em experimentações entre fotografia, performance, mídias digitais e intervenção urbana

 

O Café Fotográfico propõe estabelecer um diálogo com o fotógrafo e artista visual Alex Oliveira (BA), tendo como ponto norteador a experimentação fotográfica contemporânea aliada a procedimentos performáticos, intervenção urbana e arte relacional, mediadas por plataformas e mídias digitais capazes de dar suporte as narrativas visuais que beiram as fronteiras entre real e imaginário, ficção e fabulação, memória e invenção.

O interesse aqui é compartilhar diferentes processos de criação e colaboração envolvendo a produção e circulação de fotografias realizadas em diferentes regiões do Brasil, tendo como dispositivo relacional a linguagem fotográfica e suas distintas naturezas e vertentes.

A conversa com o artista estabelece um diálogo com uma pequena mostra de sua autoria, que fica em exibição na Galeria da Fotoativa de 06 a 17 de novembro. Como forma de estimular a jovem produção contemporânea e contribuir para manutenção do espaço, as obras estarão à venda.   

 

Café Fotográfico

Símbolo da tradição que valoriza o debate e a interação, o Café Fotográfico iniciou em 2008 como uma atividade que valoriza o pensamento crítico sobre a fotografia – ou que é gerado a partir dela – e os seus diálogos com a imagem, reunindo quem atua ou se interessa pelo assunto em suas mais variadas possibilidades e abordagens. Sob coordenação de Irene Almeida, do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Fotoativa, o Café recebe mensalmente artistas e pesquisadores para refletir sobre a produção e veiculação da imagem a partir de relatos de experiências e apresentações de pesquisas no campo das artes visuais.

 

 

Alex Oliveira

Fotógrafo e artista visual, natural de Jequié (BA), graduado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve investigações artísticas que relacionam fotografia, performance, mídias digitais e intervenção urbana. Em 2017, realizou uma Oficina de Fotografia Contemporânea através do Sesc Arsenal em Cuiabá (MT); em Belém (PA) através do 8o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia – no qual integrou a exposição coletiva com a obra “Fora do Lugar”; e Uberlândia (MG), como curso de extensão no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia. Em 2016, integrou uma exposição coletiva no MUNA e realizou duas exposições individuais: na Mostra de Artes Visuais do SESC e na galeria de arte da Oficina Cultural, ambas localizadas em Uberlândia. Em São Paulo participou da Temporada de Projetos 2016 do Paço das Artes com o ensaio fotográfico “Fora do Lugar”.

 

SERVIÇO

Café Fotográfico com Alex Oliveira (BA)
Mundos Possíveis: experimentações entre fotografia, performance, mídias digitais e intervenções urbanas
Quando? Segunda-feira, 6 de novembro de 2017
Que horas? A partir das 19h
Onde? Associação Fotoativa
Praça das Mercês, 19, próximo ao Ver-O-Peso. Em frente à Seccional do Comércio

Entrada franca

 


Postado por

2 comentários

  1. Vasco Cavalcante disse:

    Quanto ao Café Fotográfico, com o Alex Oliveira, vai ter inscrição/ingresso? Quanto é o valor?

    Abraços.

    Vasco

    • Núcleo de Comunicação e Difusão disse:

      Oi Vasco, o Café Fotográfico é com entrada franca.
      Obrigado pela pergunta.

      Abraços e até mais,

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html