A Fotoativa convida para abertura da exposição Recódigo – Paisagem Hackeada, do artista Italo Brito na próxima sexta-feira, 17 de novembro, a partir das 19h.

A exposição trata de um olhar que desmonta os limites físicos da imagem técnica, transitando as fronteiras entre o analógico e o digital. O projeto foi contemplado com o Prêmio Produção e Difusão Artística da Fundação Cultural do Estado do Pará / 2017.

Recódigo – Paisagem Hackeada, resulta de uma linha de pesquisa de caráter experimental, desenvolvida ao longo de dois anos durante a pós-graduação, onde uma série de experiências tiveram como motivação principal a construção poética no campo da fotografia contemporânea.

Segundo Ítalo Brito, “a pesquisa teve como base processual a desconstrução e criação de dispositivos produtores de imagens, onde foram utilizadas câmeras fotográficas analógicas e digitais, smartphones, scanners, aparelhos e componentes eletrônicos, os quais muitos já haviam sido descartados por obsolescência ou estavam sendo vendidos como sucata”.

Para o artista, “quando um aparelho é subvertido de seu funcionamento normativo para interagir com outro aparelho ocorrerá sempre um processo de transcodificação. Contudo, a liberdade de corromper/alterar os dogmas da imagem técnica, possibilita várias formas de manifestar rupturas no campo de sua linguagem e, “ao quebrar a barreira da realidade visível, o código se expande, alterando o campo de percepção”, complementa o artista.

As imagens produzidas durante a pesquisa trazem em sua visualidade as mutações, falhas e ruídos provocados pela transposição de suportes e a subversão dos aparelhos. Muitas assimilações e contágios foram provocados pelo cruzamento entre os diferentes aparatos e tecnologias. Esta fusão, quase sempre precária, dos aparatos, contribuiu para potencialização de uma poética do acaso e suas errâncias, lugar onde pude assumir uma abordagem crítica sobre a produção das imagens técnicas e seus modelos industriais.

Os trabalhos, imagens digitais e impressas, serão apresentados em diferentes formatos, passando por diferentes tamanhos, tipos de papéis e mídias alternativas. Para a abertura, a exposição terá, ainda, uma intervenção em vídeo no ambiente do casarão sede da Fotoativa, que irá complementar a experiência do público convidado.

AGENDAMENTO DE VISITA GUIADA

Visita guiada e conversas sobre a exposição com o artista:
Tel. 91 98872-8202
italobrito@hotmail.com

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
RECÓDIGO – PAISAGEM HACKEADA
de ITALO BRITO

Quando? Sexta, 17 novembro 2017
Permanência? Até 21 dezembro 2017
Onde? Na Fotoativa – Praça das Mercês, 19
Próximo ao Ver O Peso

 

ITALO BRITO

Artista e pesquisador paraense, desenvolveu sua vida profissional na área criativa como designer, fotógrafo e artista visual. É graduado em Letras pela UFPA e Designer – Especialista em Fotografia como Arte Contemporânea pelo Senac São Paulo.

Em 2016 foi selecionado para 15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos. Em 2016 participou da 3ª Mostra Senac da Pós-graduação do Senac. Em 2015 participou da exposição coletiva do Festival de Fotografia do Sertão. Em 2014 foi contratado pelo Cenpec – Centro de Pesquisa, Educação, Cultura e Ação Comunitária para desenvolver projeto artístico e consultoria artística no Programa Jovens Urbanos, resultando na exposição: “Território” no Matilha Cultural (2014) e no Centro de Cultura da Cidade Tiradentes (2015).

Seus trabalhos envolvem a desconstrução e construção de dispositivos captadores de imagem e exploração de tecnologias móveis – entre outras – buscando alterações no processo de formação da imagem técnica a partir da modificação e fusão de tais dispositivos, atento aos ciclos de recodificação das imagens em seu contexto tecnológico/contemporâneo.


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html