Lançamento de livro em rede “Não sou daqui, nem sou de lá” + roda de conversa | Associação Fotoativa

 

A Fotoativa convida para Lançamento do livro “Não sou daqui, nem sou de lá” resultado de projeto homônimo, realizado pela Galeria Península/RS. O evento acontece simultaneamente em quatro cidades, nesta quinta-feira, 19 de abril. Em Belém, uma roda de conversa com as gestoras Camila Fialho e Renata Aguiar

 

19 DE ABRIL DE 2018, ÀS 19H

 

A galeria Península faz lançamento simultâneo em 4 cidades brasileiras do livro Não Sou Daqui, Nem Sou De Lá. Gestão, Curadoria e Residência Artística em Rede. Um projeto contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais 12ª Edição.

O livro Não Sou Daqui, Nem Sou De Lá é o resultado final de um longo trabalho cuja a execução iniciou-se em 1º de setembro de 2016. De lá pra cá o projeto permitiu a realização de 4 residências artísticas, 4 exposições, 2 performances, 5 mesas de bate-papo e agora o lançamento do livro em 4 eventos simultâneos nas cidades de Porto Alegre, Belém do Pará, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Na contemporaneidade, o artista tem assumido cada vez mais um papel multidisciplinar, de alguém que pensa sistemicamente os diferentes elementos políticos, sociais, econômicos e educacionais que conformam não apenas seu trabalho artístico, mas também os veículos, metodologias e plataformas que habilitam esta produção, ou seja, seus canais de circulação.

No Brasil, não apenas, mas com grande força, e, principalmente, como modo de resistir às exigências institucionais do mercado da arte, esta tem se tornado uma estratégia recorrente entre artistas nas diferentes regiões – quando não a única maneira encontrada para viabilizar suas produções.

Por outra parte, dada a dimensão e diversidade do território brasileiro, sabíamos que muitas dessas iniciativas, ainda que vizinhas ou conectadas virtualmente, não encontravam oportunidade para realizar trocas mais efetivas e pensarem-se a partir de suas singularidades num contexto mais amplo.

Dessa emergência por uma partilha de saberes e práticas nasceu o projeto “Não Sou Daqui, Nem Sou De Lá…”  que propos, a partir de viagens de investigação, trabalho e residência, a criação de uma espécie de rede de intercâmbio em trânsito, em que artistas, curadores e gestores de 5 espaços autônomos de arte se deslocaram de um lugar ao outro para investigar, debater, partilhar saberes e metodologias e produzir em rede.

Estiveram em rede neste programa: Galeria Península (Porto Alegre), Fotoativa (Belém), Pivô (São Paulo), Terra Una (MG) e Saracura (RJ); sendo a Galeria Península anfitriã e epicentro disparador de todo o processo.

Os 3 artistas-gestores [Leonardo Remor, Andressa Cantergiani e Denis Rodriguez] do ateliê Península sairam para residências nos 4 outros espaços em rede e quando retornaram receberam a artista e curadora Gala Berger para encerrar o programa com atividades e exposição na Península. E o resultado de todos esses deslocamentos pode agora, finalmente, ser visualizado e compreendido através desta linda publicação que terá distribuição gratuita nos 4 locais de lançamento.

 

Porto Alegre RS   La Photo Galeria   Travessa da Paz, 44

Florianópolis SC   Espaço Embarcação   T. Leopoldo João Santos, 113 – sl 4

Rio de Janeiro RJ   Saracura   Rua Sacadura Cabral, 219

Belém PA   Associação Fotoativa   Praça das Mercês, 19

 

 

Além da distribuição gratuita dos livros, Porto Alegre e Belém contarão com mesas de bate-papo.

 

Em Porto Alegre

19.04, 19h

PROJECT SPACES (espaços de projeto) E ORGANIZAÇÕES DE ARTISTAS. A tarefa do consenso há de unir-se a gestão do desacordo. A aceitação do conflito como um elemento imprescindível nos processos de transformação. Com a participação das Profas. Dras. Maria Amélia Bulhões (UFRGS) e Cláudia Paim (FURG), além dos artistas Andressa Cantergiani e Denis Rodriguez.

Em Belém

19.04, 19h Espaços independentes, potências e fragilidades para pensar formas de
resistência. Com Camila Fialho e Renata Aguiar.

Camila Fialho, Porto Alegre/RS, 1980. Radicada em Belém desde 2014,
atua como pesquisadora independente em artes e colaboradora da
Fotoativa, onde agora está na presidência e é coordenadora do Núcleo
de Pesquisa e Documentação. Formada em Letras e Mestre em Literatura
Francesa, tem especialização em Práticas Curatoriais e Gestão
Cultural. Em suas pesquisas, transita entre reflexões sobre o
território da Amazônia contemporânea, tensões entre palavra e
imagem, práticas colaborativas e gestão em espaços híbridos
independentes.

Renata Aguiar

Artista, professora e agitadora cultural, entre idas e vindas viveu
entre as cidades de Palm Harbor, Belo Horizonte e Délhi, mas
principalmente em Belém desde 2001, produzindo como fotógrafa, artista
e pesquisadora investigações nas relações poético-políticas entre
fotografia, identidade, gênero e cidade. Deu aulas na Delhi College of
Photography – DCOP em Deli, capital da Índia e na Universidade da
Amazônia – UNAMA em Belém.

 

 

Maiores infos:

Com Camila Fialho

+55 91.99213 9991

camila.fialho@gmail.com


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html