À Deriva: uma filosofia para a fotografia

Pinhole Day 2018 será ponto de partida para Festival Internacional em Belém

 

Olhar a cidade pelo furo da agulha. Com o tema À Deriva, a Jornada Pinholeday este ano será no dia 29, das 8 às 17h, na Associação Fotoativa, na praça das Mercês, com exposições, práticas da fotografia artesanal, encontros e música.

 

O evento é mundial e ocorre todos os anos, desde 2002, para celebrar a fotografia artesanal, sempre no último domingo do mês de abril. Neste ano, Belém inaugura um ciclo de trabalho continuado com a formação de um grupo de estudos e práticas voltadas para a fotografia artesanal e seus reflexos. Essa ação visa a realização de um Festival Internacional de Fotografia Pinhole, em 2020, ano do centenário de nascimento do filósofo Vilém Flusser.

 

 

O filósofo tcheco, naturalizado brasileiro, está sendo fonte inspiradora para as atividades. É dele a obra Für eine Philosophie der Fotografie – Para uma filosofia da fotografia, em 1983, sua primeira publicação em alemão, que se tornaria a mais popular de suas obras e traduzida para mais de vinte línguas,consolidando seu pensamento e influência nos expoentes estudos sobre as mídias que marcaram toda essa década. Assim, oficinas prévias de formação e experimentação foram realizadas na programação que antecede à grande jornada.

 

Micro-exposições estarão no espaço compartilhando resultados das Oficinas Preliminares do Pinhole Day, conduzidas por Yvana Crizanto, Jorge Ramos e Dairi Paixão. As produções passearam desde as primeiras práticas com a técnica, construção da câmara escura, experiência de laboratório, a revelação da imagem, para além de divagações sobre tempo e suas poéticas.

 

 

O público verá de perto também a a exposição Ler a Luz – olhares sobre a Volta Grande do Xingu, de Marise Maués e Mônica Lizardo com participação de Aran Neas. Os registros foram feitos na Ilha da Fazenda, uma comunidade situada na Volta Grande do Xingu próximo ao local em que o rio foi barrado e submetido à drástica redução em seu volume d’água pela hidrelétrica de Belo Monte.

Em meados de 2017, ali naquele domínio das águas, os jovens viram seu próprio cotidiano e a beleza da região através das pinhole e da câmera escura. “Por alguns dias estivemos mergulhados na experiência da gênese da formação das imagens e as minúcias que compõe aquele lugar, com toda singularidade de sua cultura, foram se insinuando, se delineando. Ler a luz apresenta fragmentos de uma experiência: deles e nossa”, diz Mônica.

Uma vivência partilhada na magia da câmera escura, e na brincadeira com os “pinceis de luz” que revelaram os peixes ornamentais pelo olhar das crianças da Ilha – como compromisso não mais que o desejo de navegar, de brincar com as imagens, feito curumim livre nas águas do Xingu.

 

E mais…

Na programação tem ainda a reinauguração do Brechó Fotoativa, com roupas, discos e livros para circular as energias; Quitutes da Diná,  para o almoço e fim da tarde, que fecha com cumribós, atabaque e vozes na Roda Carimbolera de Tambor com Douglas Dias, Duda Souza, Marcos Sarrazin e Patury.

 

Pinhole Day Belém 2017, no Porto do Sal. Autora desconhecida.


 

PORTO DO SAL com COLETIVO APARELHO

Em 2018, é o segundo ano de parceria entre a Fotoativa e o Coletivo Aparelho para descentralizar a realização da Jornada Pinhole Day. A atividade é direcionada para crianças, jovens e adultos das comunidades do Beco do Carmo, Beco da Malvina e arredores do Mercado do Porto do Sal. Conta ainda com a parceria da comunidade para realização da atividade.

 

SERVIÇO

Jornada Pinhole Day Belém 2018, neste domingo, dia 29, das 8h às 17h, na Associação Fotoativa – Praça das Mercês, 19 – Próximo ao Ver-O-Peso. As inscrições podem ser feitas pelo site www. fotoativa.org.br, com investimentos de 30 reais (individual), 50 reais (duplas), 80 reais (quartetos).

 
 


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html