Laboratórios Temáticos: inscrições prorrogadas até 10 de agosto. Mostra de Projeções inscreve até 5 de agosto | Associação Fotoativa

Aparição. Performance com Nando Lima. Foto: Dudu Lobato.

 

No mês da fotografia, Fotoativa abre convocatória para explorar arquivos e memórias

O X Colóquio Internacional de Fotografia e Imagem está com inscrições prorrogadas até dia 10 de agosto para participação nos Laboratórios Temáticos de Pesquisa, já a 4ª edição da Mostra de Projeções segue inscrevendo até o dia 5 deste mês. O Colóquio, que tem como tema “Arquivos e Outras Memórias”,  ocorrerá entre os dias 22 e 25 de agosto, celebrando o mês da fotografia e os 34 anos da Associação Fotoativa, que realiza o evento com o Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará. Realizado desde 2002, o colóquio é um trabalho coletivo de instituições culturais parceiras, e em 2018 acontece nos espaços da Fotoativa, do Centro Cultural Sesc Boulevard, da Galeria Benedito Nunes e da Casa das Artes. “É preciso unir forças para fomentar um território tão importante como este em Belém. Por isso, há um movimento coletivo entre órgãos da cultura e instituições locais por um fim comum, a reflexão em torno da imagem”, diz o professor Orlando Maneschy, artista-pesquisador membro da comissão organizadora.

As inscrições estão abertas para estudantes, arte-educadores, pesquisadores, artistas e público em geral. A chamada é gratuita e receberá trabalhos de todas as partes do mundo.

 

Lavande Jasmin, 2015, série Residência São Jerônimo.
Foto: Alexandre Sequeira.

Para interessados em compartilhar trabalhos e pesquisas nos Laboratórios Temáticos, os temas são Acervos Amazônicos; Arquivos apropriados em processos artísticos/criativos; Arquivos e Memórias Ancestrais; Memórias Suspensas e Projetos Modernos na Amazônia. O intuito é que artistas e pesquisadores locais, nacionais e internacionais compartilhem suas reflexões sobre o fazer artístico e que gerem discussões que alcancem outros públicos para além das universidades. Interessados podem se inscrever gratuitamente enviando proposta a partir das orientações descritas no site do encontro.

Para a Mostra de Projeções os vídeos devem ser finalizados no suporte de vídeo digital, com duração de até quatro minutos. A seleção será realizada por uma comissão de artistas colaboradores da Fotoativa, que devem escolher os trabalhos para compor a mostra principal, com projeção em grande formato, sonorizada, a ser exibida em praça pública. Cláudia Leão, professora e pesquisadora em artes, que integra a comissão de seleção, ressalta que “qualquer tentativa de ocupação desses espaços públicos é uma possibilidade de criar, de abrir frestas. Desde o primeiro momento em que a Fotoativa vai para esse espaço, já têm tentativas de ocupação. Todas as ações são voltadas para o uso desse lugar. Mas o grande desafio é criar tensões, realizando cada vez mais ações externas”.

 

Serra do Navio. Foto: Maria Christina.

O tema, que passeia por arquivos e outras memórias, revela repertórios produzidos pelas pessoas ao registrarem imagens, e depois guardá-las em arquivos seus afetos. Por ser uma temática abrangente, múltiplas narrativas e discussões sobre diferentes assuntos devem reverberar na paisagem da Praça das Mercês, local em que será realizadas as projeções. “A Fotoativa está está localizada dentro do centro histórico. Um dos desafios é fazer questionamentos dessas políticas implementadas sobre o patrimônio, lugar onde a associação está e convive, outro é ultrapassar o limite do próprio centro da cidade”, diz Cláudia sobre o alcance político dessas ações.

Outros artistas colaboradores da casa também darão sua contribuição ao selecionar os vídeos da mostra. Galvanda Galvão, pesquisadora de poéticas visuais e escritora, irá compartilhar sua experiência em videoarte e seu olhar sobre a cidade; como Felipe Mendonça, artista visual e estudante de cinema.

 

Serviço:

Inscrições gratuitas para Comunicações em Laboratórios Temáticos até 10 de agosto e para IV Mostra de Projeções até 5 de agosto,  pelo e-mail <coloquio@fotoativa.org.br>. Mais informações no site: http://fotoativa.org.br/coloquio2018

 

Sobre o X Colóquio Internacional de Fotografia e Imagem
O encontro é uma plataforma de discussão e troca de saberes em torno da imagem e suas perspectivas contemporâneas. Em sua 10ª edição discutirá Arquivos e Outras Memórias presentes em registros e repertórios reunidos por diversos tipos de públicos. Estudantes, pesquisadores, professores, artistas e outros públicos interessados no campo visual de vem participar. O X Colóquio Internacional de Fotografia e Imagem é uma realização da Associação Fotoativa e do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. Ocorrerá entre os dias 22 e 25 de agosto nos espaços da Fotoativa, do Centro Cultural Sesc Boulevard, da Galeria Benedito Nunes e da Casa das Artes, com inscrições gratuitas.

 

Sobre a Associação Fotoativa
A Fotoativa é uma associação cultural sem fins lucrativos, autogerida e colaborativa, em atuação em Belém desde 1984. Fundada por Miguel Chikaoka, no contexto de abertura política do Brasil, Hoje é formada por um corpo de artistas, educadores e pesquisadores de diversas áreas em constante renovação, abarcando outras linguagens em suas práticas e reflexões. Em seus quase 35 anos de história, traz na experimentação a fonte do reinventar de cada dia. O fazer coletivo e as artesanais lúdicas alimentam a manutenção diária da casa e as atividades como oficinas e ações experimentais junto a diferentes comunidades e populações da região. A educação, em sua acepção expandida, é um dos pilares de base que fazem da Fotoativa um movimento viral que se expande para além de suas paredes, através da instrumentalização sensível de educadores e curiosos. Dinâmicas de trocas e partilha afirmam a associação enquanto um potente lugar de encontro que se irradia a partir de uma programação que abrange desde rodas de conversas informais, grupos de estudos (pedagógicos e artísticos), ateliês práticos, palestras, seminários, exposições, intervenções urbanas, até almoços e jantares que fortalecem ainda mais o espírito coletivo. Em 2005 se fixa em casarão antigo na praça das Mercês, onde até hoje desenvolve suas atividades.

 

Sobre o PPGArtes
O Programa de Pós-Graduação em Artes integra a área de avaliação Artes/Música e compõe pesquisas na área concentração em Artes. Desenvolve atualmente os cursos de Mestrado Acadêmico (recomendado desde 2008 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES) e o Doutorado (aberto em processos seletivos anuais desde 2016). Com a implantação do PPGArtes, desenvolveu-se na região norte do país, com sede em Belém-PA, a única e relevante alternativa para a formação de pessoal em termos de pós-graduação na área de Arte, abrangendo as linguagens de Música, Artes Visuais, Artes Cênicas e suas interfaces.

 

Realização:
Associação Fotoativa
Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES – UFPA
Ministério da Cultura | Governo Federal

Patrocínio:
Milton Kanashiro – Arte, Cultura e Cidadania

Parceiros:
Centro Cultural Sesc Boulevard | Núcleo de Fotografia, Fundação
Cultural do Pará, Centre de Recherche en Arts et Esthétique, CRAE, Université de Picardie,Jules Verne, UFR des Arts, Institut ACTE, Université Paris 1 Panthéon- Sorbonne, Laboratoire Architecture Anthropologie UMR LAVUE, ÉcoleNationale d’Architecture de Paris, La Villette

Apoios:
Casa de Estudos Germânicos – CEG | UFPA , Instituto Goethe | DAAD – German Academic Exchange Service, Aliança Francesa de Belém, Institut Français Brasil, Embaixada da França no Brasil, Fundação Calouste Gulbenkian, Fondation Nationale des Arts Graphiqueset Plastiques e Cofecub | Capes.

 

Texto: Raphíssima e Yvana Crizanto, colaboradoras da Fotoativa

 

 


Postado por

Comunique-se conosco, deixe um comentário.


http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html