Água, uma poética de resistência amazônica

 

Espetáculo atravessa linguagens para instigar a poética guardada em nós

 

Há uma pele revolta por sobre cada um de nós. Molhada, odorenta, encantada, invadida por minérios. As águas não só germinam o mundo amazônico como o imaginário de nossos interiores, contam histórias de vida, sustentam a sobrevida nas brenhas incontáveis desse mundo, ao mesmo tempo que resistem à contaminação de metais pesados e à força imposta por projetos de exploração. Provocando a nossa natureza, o espetáculo Água, que será apresentado neste final de semana na Associação Fotoativa, atravessa canto, dança e a memória poética do corpo amazônico para falar da nossa pele.

O grito-só de Yvana Crizanto delata em sua performance vocal encantarias evocadas por povos caboclos, resgata a simbologia das águas doces e salobres e o instinto de proteção de suas terras encharcadas. Enquanto a bailarina-acrobata Tatiana Benone incorpora raízes aéreas e dança os tantos corpos das amazônias contaminadas por lixo e rejeitos industriais.

 

Ensaio de Água. Foto: Nailana Thiely.

 

Entre voz e dança vertical, as artistas exercitam a herança encantada da força fêmea que habita igapós, beiras de mata e são suplantados pelo processo de urbanização constante da modernidade. “O canto é a forma de extensão desse rio que corre em mim, e dessa força das águas que resiste e transborda. Essas mulheres, esse encantamento, isso tudo vem da água”, diz Yvana.

Em meio a um bailado triste, Tatiana narra corporalmente a transformação das relações humanas com a natureza provocada por impactos ambientais. “Eu danço esses corpos da natureza amazônica, e o que temos vivido. A perda de tudo, inclusive do imaginário, do nosso mundo sensível”, diz a performer.

 

Foto: Nailana Thiely.

 

A interferência poética de Água ultrapassa a performance para trazer à cena o que é: origem, pele que envolve um povo. Nos dias 17 e 18 de agosto, no casarão da Fotoativa, em três apresentações gratuitas. O espetáculo é uma concepção das artistas, que fazem parte da ColetivAEncantada, e este ano foi contemplado pelo Prêmio de Produção e Difusão Artística da Fundação Cultural do Pará.

A ColetivA Encantada reúne artistas apaixonadas por provocações poéticas na Amazônia e no mundo. Atua com investigações híbridas entre performance, acrobacias aéreas, corpo, voz e expressividade. Foi contemplada com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna/2012 de circulação por 10 cidades do Pará e Amapá; circulou pela mostra SESC Amazônia das Artes 2014 com o espetáculo A Onda Encantada por 10 Estados brasileiros. Contemplada no Programa Amazônia Cultural 2013 do Ministério da Cultura, em Benevides/PA, com o projeto Jalam das Artes. Entre 2014 e 2015, desenvolveu o projeto Conexão Cultura Brasil – Intercâmbio Estación Chicalá Candombe pelo Minc, em Mendoza, Argentina. E em 2015 Preparação Onda Crescente foi contemplado pelo Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, em Mendoza, Argentina.

 

Serviço
Espetáculo Água
Sexta-feira (17), duas sessões, às 20h e às 23h.
Sábado (18), sessão única às 20h.
Na Associação Fotoativa.
Entrada Gratuita, com distribuição de ingressos no local 1 hora antes de cada apresentação.


Ficha técnica

  • Criação, performance vocal e produção: Yvana Crizanto
  • Criação, performance aérea e produção: Tati Benone
  • Iluminação: Claudio Castro
  • Cenografia e Figurinos: Jeferson Cecim
  • Assistência de Figurino: Raynéia Machado
  • Assistência de Produção: Marina Trindade
  • Vídeos-performance: Tati Benone e Viviane Pinheiro
  • Edição de vídeo: Tati Benone
  • Ilustração: Talitha Lobato
  • Fotografia: Nailana Thiely
  • Assessoria de Comunicação: Yvana Crizanto
  • Assessoria técnica em segurança: José Guilherme Bergamasco
  • Preparação acrobática: Fernanda Tromb (AR)
  • Colaborações: Mariana Dias Jorge, Carla Buj e Ruli Moretti
  • Apoio: Associação Fotoativa e Sibila Filmes


Texto: Raphíssima, colaboradora da Fotoativa.

 

 

 

 

 

 

rebojo de rio
:

uma

força
maior
vibrando
na
natureza

 


 

 

 

 

 

 

 


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html