A Mostra celebra o 34­º aniversário da Fotoativa, em uma noite de projeções em grande formato na Praça das Mercês.

Uma seleção audiovisual em torno de memórias, pessoais ou coletivas, estão na IV Mostra de Projeções Fotoativa, nesta sexta, dia 24, a partir das 20h, na praça das Mercês, que faz parte da programação do X Colóquio Fotografia e Imagem. O evento tem como tema “Arquivos e Outras Memórias”, e teve início no último dia 22, em uma realização da Associação Fotoativa e Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará. Realizado desde 2002, o colóquio é um trabalho coletivo de instituições culturais parceiras, e em 2018 acontece nos espaços da Fotoativa, do Centro Cultural Sesc Boulevard, da Galeria Benedito Nunes e da Casa das Artes. “É preciso unir forças para fomentar um território tão importante como este em Belém. Por isso, há um movimento coletivo entre órgãos da cultura e instituições locais por um fim comum, a reflexão em torno da imagem”, diz o professor Orlando Maneschy, artista-pesquisador membro da comissão organizadora.

Para a mostra foram selecionados vídeos em suporte digital, com duração de até quatro minutos. A seleção foi realizada por uma comissão de artistas colaboradores da Fotoativa: Cláudia Leão artista, professora do curso de Artes Visuais da UFPA. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; Felipe Mendonça videasta e artista visual, graduando do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará; Galvanda Galvão, videoartista, fotógrafa, professora, pesquisadora  de poéticas visuais e escritora, diretora da Sibila Filmes. “Qualquer tentativa de ocupação desses espaços públicos é uma possibilidade de criar, de abrir frestas. Desde o primeiro momento em que a Fotoativa vai para esse espaço, já têm tentativas de ocupação. Todas as ações são voltadas para o uso desse lugar. Mas o grande desafio é criar tensões, realizando cada vez mais ações externas”, diz Claudia Leão.

Foram inscritos mais de 90 trabalhos de diferentes partes do País, que enviaram suas propostas a partir dos seguintes critérios: convergência com o tema Arquivos e Outras Memórias, proposto na chamada; tempo de vídeo e adequação à exibição em praça pública; além da força imagética e do ideário que cada vídeo carrega. Serão exibidos: A Eterna Reforma – Filmes da Caverna, A Persistência do Arquivo Queimado – Felipe Pamplona, Aniversário – Marina Feldhues, Aos que virão depois de mim – Armando Lima, Ay Aypire – Melquior Brito, Boi Pai do Campo – Luiz Adriano, Destino – Moysés Pantolfi, HUM – Andrés Boero, Líquida Natureza – Nailana Thiely, Marvin.Gif – Marvin Pereira, O amor é um exercício literário – Tarcísio Gabriel, Paulão – Lívia Uchoa, Quatro Gerações – Guilherme Bergamini, Solte – Jean Costa, Tá Difícil Atravessar – João Lin, Terra Sem Mal – Viviane Gueller, Tiamat – Marcela Antunes, Triste não, saudade – Mateus Sá.

O tema desta edição, Arquivos e outras memórias, propõe refletir acerca do universo dos arquivos, repertórios imagéticos e documentais que reservam, cada qual, sua singularidade. Ainda que lacunar e descontínuo, institucional ou pessoal, um arquivo sempre diz muito acerca das memórias de um lugar, desdobrando-se em histórias possíveis ainda inacabadas, lastros que abrem leituras sobre o nosso presente. Dentre inúmeras questões que nos interpelam, somos convidados a refletir sobre como nascem os arquivos, como são constituídos os acervos, de que forma se tornam suporte para a construção de narrativas; como se vinculam a uma localidade, a uma geração, a uma paisagem; como se atrelam a determinado espaço e dele reverberam leituras outras, contextuais, afetivas, políticas.

 

Serviço:

IV Mostra de Projeções Fotoativa nesta sexta, dia 23, a partir das 20h, na praça das Mercês. Entrada livre. Mais informações sobre a programação no www.fotoativa.org.br/coloquio2018

 


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html