Pensar na Fotoativa, desde o seu surgimento, é fazer um exercício de prospecção política muito importante,
não só a respeito da história da casa, como também das relações sociopolíticas de todos nós.
A Fotoativa sempre foi pensada coletivamente, entendemos a imagem não só a partir
do olhar dx fotógrafx, mas também percebendo os processos, as práticas.
Hoje isso reverbera em nossos fluxos, na permeabilidade da casa, nas ações.
Politicamente é fundamental nos mantermos juntos, principalmente tentando
preservar a memória num mundo que estimula o esquecimento.
[Miguel Takao Chikaoka, fundador da Fotoativa]

 

Durante montagem da exposição Atravessamentos – Fotoativa Ontem e Hoje. Foto: Débora Flor.

Exposição no Sesc Sorocaba reverbera a associação como o corpo coletivo que é há quase 35 anos

A Associação Fotoativa dá início hoje, 4 de outubro, a uma exposição que mergulha nos afetos construídos ao longo de seus quase 35 anos de história. Atravessamentos – Fotoativa Ontem e Hoje será aberta às 19 horas, no Sesc Sorocaba, em São Paulo, compartilhando a memória cultural abrigada em seu acervo e refletindo sobre suas reverberações para além da imagem.

Em exposição, os movimentos poéticos que perpassam as gerações de artistas que construíram a Fotoativa. Imagens de arquivo, objetos, vídeos, livros e muitas fotografias de ontem e hoje. A programação inclui também performances, laboratórios e relatos de experiências, percepções plurais sobre investigações de arte-educadores e pesquisadores que colaboram com a casa.

“O convite do Sesc Sorocaba chega justamente no momento em que a casa volta o olhar para si, revisitando trajetória e relações e projetando o futuro. Entretanto, falar deste lugar de experiência que segue vivo e atuante em Belém, na Amazônia, parece não caber apenas em imagens”, explica Camila Fialho, presidenta da Fotoativa e curadora da mostra.

 

Montagem da exposição . Foto: Débora Flor.

 

Atravessamentos acaba sendo um recorte das experiências de afeto vividas por meio da arte e dos encontros exercidos na Fotoativa. A exposição estrutura-se em quatro eixos permeáveis:

Atravessamentos Críticos
Desde sua constituição enquanto grupo no processo de abertura política do país com o fim da ditadura militar, a Fotoativa sempre esteve em diálogo com os movimentos sociais e culturais emergentes em atuação no Norte do Brasil. Os Atravessamentos críticos falam de memória, a partir de registros históricos do coletivo Fotoativa. Trazendo à tona a complexidade de uma Amazônia profunda desde onde falam seus artistas, locais de interlocução e relações. A delicadeza dos olhares que retratam os diferentes cenários revela a força de animais, crianças, mulheres, florestas, homens e rios que lutam e resistem na contramão dos famigerados grandes projetos imputados à região.

Atravessamentos Sensíveis
Encontrar modos de suplantar os descompassos das diferenças sociais, da ausência de justiça e da precariedade das políticas públicas recai na necessidade do fortalecimento das relações humanas, da redescoberta de modos de como viver junto. A Fotoativa consolida a força de uma movida coletiva que age no mundo despertando outras sensibilidades, atuando como agente transformador. Os Atravessamentos sensíveis dizem de troca e partilha, expandem-se a partir da multiplicidade dos tantos olhares, sem perder de vista a diferença e a particularidade de cada um que dão forma e força ao conjunto. Percursos distintos afloram em uma grande vibração de cores e formas – cada obra abarca em si um universo. A fotografia aqui não é o fim, mas o meio de acesso a outros encantos invisíveis, da ordem do sensível, do impalpável.

Atravessamentos Históricos
Entre ontem e hoje, os Atravessamentos históricos retraçam a linha do tempo dos anos 1980 pra cá, destacando momentos-chave da Fotoativa, dessa memória coletiva, imprecisa e viva. Salientam pontos de encontro por onde convergem e desde onde se expandem práticas pedagógicas, experimentos e processos poéticos. A seu redor, uma teia visual cerca ações e projetos desenvolvidos ao longo dos anos pelo grupo, experienciando formas de habitar a cidade, constituir laços, descobrir espaços disponíveis para novas criações.

Transbordamento
Escoar para além do espaço expositivo por meio de ações paralelas oferecidas ao público. Transbordamento traz a potência do encontro na experiência em si, em uma programação que se dá ao longo da exposição. As conversas cruzadas com membros do coletivo alargam a percepção acerca deste lugar que é a Fotoativa: orgânico e diverso, sensível e crítico, dinâmico e complexo. Os laboratórios são espaços de troca disparadores de processos criativos, multiplicadores, de onde podem emergir sensibilidades outras nas formas de perceber e interagir com o mundo.

 

Montagem da exposição. Foto: Débora Flor.

 

A exposição permanece até fevereiro de 2019 no Sesc Sorocaba (SP). Quem não tiver a oportunidade de ir, pode tocar a nossa campainha, na praça das Mercês, no bairro da Campina em Belém, e experimentar outros mundos possíveis que só o encontro faz revelar.

 

Atravessamentos – Fotoativa Ontem e Hoje
Abertura: 4 de outubro de 2018, às 19h.
Visitação: até 3 de fevereiro de 2019.
De terça a sexta-feira, de 9h às 21h30;
Sábados, de 10h às 19h30 e domingos e feriados, de 10h às 18h30.
Sesc Sorocaba (SP)
Entrada livre, com retirada de ingresso 1 hora antes da abertura.
Outras informações: http://www.sescsp.org.br/sorocaba


Transbordamento (programação paralela)

04 de outubro 19h
Performances de abertura
Ação Lambe – retratos em grande formato, com Mireille Pic
Ação Hagakure, com Miguel Chikaoka


Laboratórios criativos

5 e 6 de outubro
Fototaxia – Experimentando as possibilidades da luz para além da fotografia
Combinando jogos e exercícios sensoriais com atividades de construção e utilização de dispositivos de percepção e registro da imagem, o fotografo Miguel Chikaoka propõe uma incursão no universo da luz e experimentar coletivamente o que dela flui enquanto potência inspiradora.
Com Miguel Chikaoka.
Sexta, dia 5, de 19h às 22h.
Sábado, dia 6, de 10h30 às 13h30.

De 6 a 9 de novembro | de 14h às 17h
O Jardim do Sesc
Conhecer e catalogar as plantas do Jardim do Sesc e criar pequenos livros impressos em cianotipia para compartilhar o conhecimento e o uso das plantas em nosso dia a dia como alimento e cura.
Com Débora Flor e Véronique Isabelle.

8 e 9 de Dezembro | de 15h às 18h
Universo de si
Os sons e imagens do próprio corpo, mesmo aqueles já esquecidos, fazem parte do que somos. Um passeio pela própria identidade é a oficina experimental Universo de Si – Canto e Fotografia, um encontro e os seus diálogos com o ser. Como você vê a si mesmo? O que canta no chuveiro? De onde vem a luz? É um convite para um experimento vocal imagético por meio do canto e do retrato, passeando por paisagens sonoras.
Com Yvana Crizanto

 

Janeiro de 2019
Marca D’água – Feira de Impressos e Publicações Independentes
Programação em construção.

 

Percepções Plurais

6 de outubro | de 14h às 15h30 | Fotoativa Ontem e Hoje
Conversa com Camila Fialho, Miguel Chikaoka e Patrick Pardini sobre o percurso histórico da Fotoativa ao longo dos anos, reverberação de ações e modus operandi de um movimento plural. Arquivos, memórias e narrativas no tempo presente, atravessamentos e perspectivas para pensar o futuro.

10 de novembro | 16h | Encontros Sensíveis
Conversa com Adriele Silva da Silva, Alexandre Sequeira e Véronique Isabelle sobre processos colaborativos e contaminações a partir de interações dialógicas em suas práticas educativas e poéticas.

12 de dezembro | às 19h | Olhares Críticos
Conversa com Cláudia Leão, Ionaldo Rodrigues e Luciana Magno sobre seus processos artísticos permeados por reflexões críticas acerca do mundo. Os artistas trazem um pouco de suas trajetórias e diálogos com a Fotoativa ao longo de suas trajetórias e as diferentes formas como seus olhares se atravessam criticamente.

 

 

 


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html