O convite é para compor um espaço de troca e reflexão sobre processos artísticos. O  Laboratório de Projetos abarca diálogos entre fotografia, imagem, publicações autorais e outras linguagens, foi criado em 2012 no âmbito das ações do Núcleo de Pesquisa e Documentação, então sob a coordenação de Ionaldo Rodrigues. De lá para cá já passou pela coordenação de Camila Fialho, Ana Lira, Débora Flor e Dairi Paixão, acolhendo diferentes convidados para uma interlocução mais próxima. A partir de diferentes experiências compartilhadas, desde imersão criativa na Ilha do Marajó, leituras, ateliês de serigrafia e cianotipia, oficinas internas de edição e design, alavancou a criação da exposição coletiva Alfabeto de Ficções e o projeto Marca d’água junto a outros colaboradores externos à casa. O grupo passa agora a orquestração de Desiree Giusti e Rodrigo José, e convoca novos participantes a esse espaço de partilha.

foto: José Viana

Através de uma metodologia orgânica e adaptável às necessidades de cada grupo que se forma, o Laboratório de Projetos mescla em sua dinâmica de encontros exercícios práticos e leituras diretamente vinculados às discussões de projetos em andamento. Ainda que tenha um coordenador responsável na condução dos encontros, as atividades são realizadas colaborativamente e ativadas a partir de cada integrante do grupo, com ações relacionadas a suas poéticas, pesquisas e interesses.

A proposta agora é que o grupo realize pequenas mostras ao longo do semestre com fragmentos de suas pesquisas na própria sala do Lab. de Projetos no Casarão Fotoativa durante as edições do Circular, recebendo convidados externos a fim de ampliar a reflexão sobre os trabalhos em andamento. O percurso do grupo culmina em uma semana de ateliê aberto que deve ocupar a galeria central da Fotoativa no começo do mês de julho.

O envolvimento dos participantes é a chave que ativa o grupo, criando dinâmicas e exercícios para serem desenvolvidos coletivamente, fazendo desse espaço um lugar de experimentação para todxs.

Cronograma
Os encontros acontecem semanalmente, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, podendo ocorrer encontros extras e eventuais alterações no calendário em comum acordo com os participantes.

Inscrição
Novxs interessadxs em integrar o Lab. de Projetos devem escrever para pesquisa@fotoativa.org.br, indicando no título da mensagem “integrar LAB. DE PROJETOS. Incluir no corpo do e-mail breves linhas motivacionais de porque gostaria de participar desse grupo de estudos e links para acessar informações sobre trabalhos já desenvolvidos ou em andamento.

Investimento
O valor para participar é de R$ 50,00 mensais, referente à taxa de contribuição para manutenção do espaço Fotoativa.

 

Sobre os coordenadores:

Desiree Giusti

Fotógrafa, doutoranda em Artes pela Universidade Federal do Pará, desenvolveu pesquisa sobre Fotografia e Memória, representações e reminiscências nos Álbuns de Família e idealizou o projeto Luz e Libras de Fotografia para surdos em Soure, na Ilha de Marajó. Estudou fotografia digital na digital na Escuela Internacional de Cine y Tv em Cuba. Atualmente pesquisa a relação entre fotografia e território, na tentativa de compreender como a história e as particularidades do lugar são acionadas na produção artística.

 

Rodrigo José

Fotógrafo documental, roteirista, diretor e diretor de fotografia seu trabalho está relacionado a questão da identidade na região amazônica. Atualmente é mestrando em artes pelo ppgartes-UFPA  é autor do Livro de fotografias intitulado Amazônia.


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html