Exposição Pinhole Day Belém 2011 – Retrospectiva

Permanece aberta à visitação no Centro Cultural SESC Boulevard a exposição “Pinhole Day Belém – Retrospectiva”, que reúne fotografias, câmeras, audiovisuais, cartões postais e outros trabalhos produzidos pelos participantes de oficinas e jornadas que integram o projeto Pinhole Day Belém, realizado pela Associação Fotoativa desde 2002.

Desde então a Fotoativa vem reunindo iniciantes e praticantes em torno dessa técnica. Ao longo de sua trajetória, o projeto Pinhole Day colocou a capital paraense em destaque no Worldwide Pinhole Photography Day (WPPD), evento mundial que celebra anualmente, sempre no último domingo de abril, a prática da fotografia pinhole.

A técnica pinhole (termo inglês que significa “buraco de agulha”) consiste em construir câmeras artesanais com sucatas como latas, embalagens de papelão, caixa de fósforos, tijolos, entre outros tipos de materiais, sem o uso de lentes, onde é vedada a entrada da luz, nas quais é feito um pequeno orifício que, ao ser aberto, permite a passagem da luz, projetando assim a imagem externa no interior da câmera sobre um dispositivo fotosensível, que pode ser analógico, como papéis e filmes, ou eletrônico como os sensores de câmeras digitais.

Serviço: 
Exposição Pinhole Day Belém – Retrospectiva
Visitação: até 29 de maio
Horário: 10h às 19h, de terça a domingo
Local: Centro Cultural SESC Boulevard
End: Boulevard Castilho França, 522 / 523
Informações: (91) 3224-5654 / 3224-5305


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html