Fotoatividades no 10º Largo Cultural das Mercês


27 anos da Fotoativa - Foto: Pedro Rodrigues

No domingo, dia 21, foi grande o número de pessoas que compareceram ao Largo Cultural das Mercês, tradicional evento em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia e ao aniversário da Associação Fotoativa que este ano completou 27 anos.

Em sua décima edição, o evento abriu oficialmente o Projeto Fotoatividades e incluiu em sua programação diversas atividades, entre elas a Oficina Caixa Mágica, ministrada por instrutores do Núcleo de Formação e Experimentação. Vanessa Collyer, estudante de Pedagogia, ficou muito satisfeita em ter construído uma câmera obscura com as próprias mãos, objeto através do qual é possível desenvolver vários conceitos de fotografia e formação de imagem. “É muito bom ter um espaço onde a gente possa produzir, se adaptar e ter um pouco de visão crítica”, afirmou.
Como parte integrante do evento, ao longo da praça foram montados os fotovarais resultantes do Pinholeday Belém 2011 “Atuacidade” e das oficinas Photomorphosis (2010/2011) “Photomorphos” que, em 277 imagens, apresentaram ao público o resultado dos dois processos, ambos intensos e significativos aos seus participantes. Anna Cordeiro, participante do Photomorphos, relatou que, após ter feito a oficina, passou a observar a fotografia de maneira diferente, encarando o fazer fotográfico como um exercício de construção da sensibilidade. “A oficina ampliou minha percepção. Antes eu tinha uma objetiva de 300 mm e agora estou com uma grande angular de 10 mm, com maior campo de visão”, complementou.

As apresentações musicais a cargo de Léo Bitar, Grupo Pedreira’s Quartet e Floresta Sonora seguiram ambientando a festa do início ao fim, com direito a um parabéns acompanhado pelo sax de Marcos Puff. Infelizmente a chuva foi o motivo para o cancelamento das projeções ao ar livre, ficando as mesmas para uma próxima oportunidade.

Léo Bitar também participou com seus CDs e vinis da feirinha que contou ainda com sócios e amigos da Fotoativa, convidados a levar seus equipamentos fotográficos para trocar ou vender e, claro, fortalecer esse espaço para troca de idéias e experiências. Wagner Okasaki e Clodoaldo Oeiras foram os principais expositores, encantando a todos com suas lindas Nikons, Yashicas, Polaroids e diversos acessórios do universo fotográfico analógico.

O Largo Cultural das Mercês, evento realizado anualmente pela Associação Fotoativa, integra o projeto Fotoatividades, patrocinado pela Oi via Lei Semear e Governo do Pará e com o apoio cultural do Oi Futuro, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Gráfica Alves, Estúdio Ovelha Negra Design, LOC Engenharia e Doceria Abelhuda.


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html