Fotovaral “Atuacidade” vai à Praça Brasil

Foto: Cinthya Marques

Conhecida pelas barraquinhas que vendem o famoso Guaraná da Amazônia, a Praça Brasil, no bairro do Umarizal, oferecia uma outra atração a quem passava por lá neste sábado (24). A Associação Fotoativa apresentou o Fotovaral “Atuacidade”, ação que faz parte do calendário do Fotoatividades 2011. A Praça foi o primeiro local a receber a exposição, que será levada para outros espaços públicos de Belém.

O Fotovaral contou com cerca de 150 fotos de mais de 70 fotógrafos profissionais e amadores que participaram do Pinholeday Belém 2011, ocorrido em abril. Os trabalhos foram todos feitos com o uso da técnica “pinhole”, que consiste na captura de imagens com câmeras artesanais. Elas são construídas usando objetos como latas ou caixas de fósforos com um pequeno furo e material fotossensível, como papel ou filme fotográficos.

“Dá um ar meio poético às fotos”, opinou Sandra Mina, professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que já havia ouvido falar sobre essa modalidade de fotografia. “Por ser uma técnica caseira, agregou muito. As imagens parecem retratar um passado”, disse ela.

O tema escolhido para a produção das imagens foi “Atuacidade”, palavra que remete à ideia de “olhar para a cidade onde vivemos”, segundo Emídio Contente, coordenador da ação. Cindy Dória, estudante de Artes de Visuais e uma das fotógrafas participantes, falou sobre a experiência de trabalhar com esse tema: “Procurei fazer imagens de coisas com as quais eu tinha alguma afinidade, como a Igreja das Mercês, que me chama muito a atenção”, diz a mineira que mora em Belém.

O trabalhador da área industrial Marco Antônio Carneiro parou para admirar o Fotovaral e gostou da ideia de usar a própria cidade como tema. “Achei muito interessante. Cada fotógrafo tem uma particularidade, um jeito de registrar, mas a gente entende o que ele quis nos mostrar”, disse. Apaixonado por fotografia, Marco Antônio conta que já conhecia o trabalho da Fotoativa. Ele exercita seu lado fotógrafo nas horas vagas e até mesmo no ambiente de trabalho, para registrar os serviços feitos pela empresa.

O Fotovaral “Atuacidade” será apresentado, ainda, na Feira do Açaí (08 de outubro), na Praça Batista Campos (16 de outubro) e na Praça da Leitura (30 de outubro), sempre no horário de 9h às 13h.

O Fotoatividades 2011 é patrocinado pela Oi, via Lei Semear e Governo do Pará e tem apoio da Oi Futuro. Mais informações sobre a programação pelo telefone (91) 3225-2754, na sede da Associação Fotoativa: Praça Visconde do Rio Branco – Praça das Mercês, nº19 – Campina – Belém/PA e no site www.fotoativa.org.br.

Jussara Kishi – Núcleo de Comunicação e Difusão/ Fotoativa.


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html