Fotovaral “Atuacidade” encerra circuito por Belém

Foto: Irene Almeida

A Praça da Leitura foi o local escolhido para fechar a exposição itinerante
A Associação Fotoativa levou o Fotovaral “Atuacidade” ao quarto e último espaço público de Belém contemplado pela programação do projeto Fotoatividades. A ação aconteceu na manhã deste domingo (30) na Praça da Leitura, bairro de São Brás, um dos pontos de grande movimentação da cidade.

A exposição teve início no dia 24 de setembro, começando pela Praça Brasil e seguindo para a Feira do Açaí (08/10) e para a Praça Batista Campos (16/10), com a ideia de levar mais cultura a espaços de visitação nos fins de semana.

O Fotovaral, assim chamado por expor fotos suspensas como em extensos varais de roupa, apresentou os trabalhos de mais de 70 fotógrafos profissionais e amadores que participaram do Pinholeday Belém 2011, também promovido pela Fotoativa. As cerca de 150 fotografias foram produzidas utilizando a técnica pinhole, que captura imagens através de câmeras artesanais, feitas com o uso de objetos vedados com um pequeno furo e material fotossensível.

A fotógrafa Irene Almeida, uma das participantes e organizadoras do Pinholeday, comemorado no último domingo de abril, falou sobre o prazer de trabalhar com uma câmera sem os recursos dos equipamentos atuais, como lente e visor. “O diferencial é que, naquele momento em que você está capturando a imagem, você não tem ideia de como vai ficar. Quando você entra no laboratório e a imagem começa a surgir, é encantador, é mágico. Tem aquele prazer da expectativa, da surpresa”, definiu.

Claudomiro Matos, que visitou o fotovaral, quase não acreditou quando viu as pequenas câmeras pinhole. “Já vi fotos parecidas com estas, belas assim, mas não conhecia a técnica”, disse o contador, que é também um admirador da fotografia.

Sob a coordenação de Emídio Contente, o fotovaral trabalhou o tema “Atuacidade”. A ideia é “olhar para a cidade onde vivemos”, com todos os seus contrastes e paisagens, sob as mais variadas perspectivas.

Voluntário do Centro de Recuperação Milagres, João Raimundo da Silva Jó costuma trabalhar com reciclagem de latas, produção de bijuterias e outras formas de artesanato na entidade e, por esse motivo, achou o fotovaral interessante. Sobre o tema das fotos, ele declarou: “A gente vê muita coisa por aí que não tem nada a ver com a nossa cultura, mas esse trabalho valoriza as coisas da terra”.

Com a visão de quem trabalhou durante sete anos na área fotográfica, a estudante Solange Siqueira elogiou o talento dos fotógrafos “A diferença está no olhar da pessoa. Você pode olhar para o concreto e só ver o concreto, mas também pode ver ali o galho que nasceu no cantinho”, afirmou.

O Fotoatividades tem patrocinado da Oi, via Lei Semear e Governo do Pará, e conta com o apoio da Oi Futuro. Além do Fotovaral, a programação em Belém segue até dezembro com Jornada Fotográfica, oficinas e a Mostra “Outubro”.

Mais informações sobre a programação pelo telefone (91) 3225-2754, na sede da Associação Fotoativa (Praça Visconde do Rio Branco – Praça das Mercês, nº19 – Campina – Belém/PA) e no site: www.fotoativa.org.br.

Foto: Irene Almeida


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html