Belém, 19 de abril de 2013 – Papelão, tesoura, cola, algumas dobraduras e um novo mundo de imagens se revelará a um grupo de crianças residentes no Porto do Sal, que participará no próximo sábado, dia 20, de mais uma oficina ligada à programação do Pinhole Day 2013, promovida pela Associação Fotoativa durante todo o mês de abril.

@AcervoFotoativa

@AcervoFotoativa

A atividade será realizada no Fórum Landi, das 14h às 17h, e representa um esforço de interação com o público local, além da possibilidade de ofertar uma atividade lúdica e educativa a pessoas que habitam um espaço caracterizado por contradições.

Nele, a memória da tradição histórica colonial e de um lugar que há pouco menos de um século se apresentava como um polo economicamente rico e intenso hoje é confrontada por uma realidade marginalizada e caracterizada pela pobreza, exclusão social e carência de infraestrutura.

Com pelo menos 100 famílias de baixa renda, na maioria proveniente de regiões ribeirinhas, o Porto do Sal localiza-se no bairro da Cidade Velha, nas imediações das ruas São Boaventura, Passagem do Carmo e Beco do Carmo, estendendo-se do mercado do Porto-do-Sal até a Praça do Carmo.

Pensamos nessa ação como um esforço de aproximação com as pessoas que vivem nessa área, devido não só a uma demanda crescente por parte delas, mas também porque atuamos intensamente em todo o entorno do Fórum Landi, local da jornada do Pinhole Day 2013. Como o tema deste ano é ‘Imagens em trânsito’, nada mais justo do que interagir e viver com essas crianças a possibilidade de reconhecer o espaço de outra forma”, explicam Cinthya Marques e Moisés Araújo, coordenadores do evento deste ano, que conta ainda com o apoio de uma rede de organizações parceiras que incluem a Sol Informática, o Ateliê do Porto, o estúdio Ovelha Negra, a gráfica Dávila e o Doc Cine Foto.

Ministrarão as atividades do sábado os integrantes do grupo “Pedagogia da Luz” Allan Maués, Débora Flor e Renata Aguiar, ligados ao Núcleo de Formação e Experimentação da Fotoativa.

@AcervoFotoativa

@AcervoFotoativa

Pinhole Day 2013 – Dia em que cidades de todo o mundo celebram a fotografia artesanal, em Belém, o Pinhole Day 2013 valoriza a ideia de movimento e da relação das pessoas com a cidade.

O objetivo é resgatar a noção de cidadão e o retorno às ruas desse homem que ainda se sente parte de um lugar feito por e para ele.

Na saída fotográfica que envolve pessoas interessadas nesse tipo de técnica fotográfica, prevista para o dia 28 de abril, e no desenvolvimento de atividades com um grupo de pessoas diversas durante todo o mês, o trânsito extrapola os limites físicos e individuais, culminando num movimento que gera uma nova conjunção de sentidos, histórias pessoais, memórias coletivas, assim como de referências e trajetórias.

Serviço: A oficina com as crianças do Porto do Sal será desenvolvida no sábado, das 14h às 17h, no Fórum Landi (Rua Siqueira Mendes – em frente à Praça do Carmo -, s/nº).


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html