Após um mês intenso de atividades, evento reunirá pessoas interessadas em fotografia pinhole

 

banner-divulgacao-preto


Belém, 26 de abril de 2013 –
O Pinhole Day é um domingo destinado a percorrer lugares conhecidos com o estranhamento de quem carrega um dispositivo capaz de transformar cantos aparentemente familiares em novidade. E com o encantamento da experiência que, mesmo repetida, não se esgota, sempre permitindo revelar detalhes até então despercebidos.

Tudo sob apenas uma premissa: o encontro entre pessoas de diferentes origens, com formações, histórias e impressões do mundo também diversas pode ser facilitado pelo compartilhamento do prazer comum de fotografar com uma pequena câmera, feita artesanalmente com um tubo de filme cujo espaço de entrada para a luz corresponde a um furo de agulha.

Em Belém, o evento envolveu várias atividades durante todo o mês de abril, que culminarão neste domingo em uma grande jornada, momento em que diversas pessoas se reúnem para sair e captar imagens com as suas câmeras pinhole.

A base central da jornada será o Fórum Landi, na Cidade Velha, localizado em frente à Praça do Carmo (Rua Siqueira Mendes, 60 – Cidade Velha). Lá, das 09h às 17h, além de experimentar as possibilidades da fotografia pinhole, o participante terá a oportunidade de revelar as próprias imagens, vivendo o processo fotográfico de outra forma e com base em outro tipo de sensibilidade, que envolve o entendimento sobre o tempo e a forma como a luz se projeta para a captação delas.

Realizado pela Associação Fotoativa, com o apoio de uma rede de organizações parceiras que incluem o Fórum Landi, a Sol Informática, a Casa do Fotógrafo, o Ateliê do Porto, o estúdio Ovelha Negra, a gráfica Dávila e o Doc Cine Foto, este ano o Pinhole Day valorizou o tema “Imagens em trânsito”, em alusão à ideia de movimento e do retorno do homem à cidade e aos lugares que lhe tornam também parte dela.

Atividades – Para mostrar às pessoas que há diferentes formas de se praticar a fotografia artesanal, o Pinhole Day 2013 envolveu uma série de sete oficinas, incluindo uma destinada às crianças do Porto do Sal, área no entorno de onde a jornada será realizada no domingo, na qual vivem pessoas de baixa renda.

Durante as atividades, os participantes puderam experimentar a possibilidade de construir câmeras e fotografar com objetos inicialmente passíveis de serem descartados, como caixas de fósforo, latas de spray de graffitti e outras produtos inusitados como um apontador de lápis na forma de globo terrestre, uma lanterna de pilha, um monitor de computador antigo, um saco plástico ou um chapéu panamá.

Esses experimentos também serão expostos no domingo, junto com vídeos e algumas imagens produzidas. Como resultado de uma das oficinas, uma intervenção com fotografia e graffiti também será realizada na rua pelos participantes.

Como participar – Quem participou das oficinas do Pinhole Day 2013 está automaticamente cadastrado no evento. Os demais precisarão se inscrever na hora, sob o custo de R$ 10.

Serviço:  A Jornada do Pinhole Day “Imagens em Trânsito” será realizada neste domingo, das 09h às 17h, no Fórum Landi, localizado em frente à Praça do Carmo (Rua Siqueira Mendes, 60 – Cidade Velha). 


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html