Fototaxia em Icoaracy - Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso. Foto: José Viana

Ontem foi o dia da Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso receber o projeto Fototaxia para uma manhã de experimentos e descobertas. A mini-pinhole foi o ponto de partida para novos encontros entre os alunos e o espaço da escola.

Depois de realizar o processo da câmera obscura, a professora Tayana Teixeira propôs a seus alunos o envolvimento com a fotografia a partir da pinhole. Uma saleta foi adaptada para receber o laboratório e em seguida o vai e vem do 1º ano do ciclo II da Escola, que fica no distrito de Icoaracy, mais precisamente no bairro Paracury, conhecido e reconhecido pelos seus mestres da cerâmica.

Inspirada na cultura cerâmica produzida em Icoaracy, a Escola foi projetada para entender as artes como elemento e metodologia fundamentais no processo de formação do indivíduo. Mestres da comunidade permeiam com seu trabalho todos os espaços da escola, que parece uma verdadeira oficina de criatividade.

O projeto de fotografia proposto pela professora se articula a outras disciplinas e trabalha paralelamente com a leitura. A ideia é trabalhar a fotografia enquanto possibilidade de apropriação da realidade, da cultura e do contexto inseridos para aprender sobre o mundo a partir do conhecer a si mesmo.

O projeto Fototaxia segue em atividade culminando em meados de novembro com a Mostra de Saberes junto a diversas iniciativas propostas pela Secretaria Municipal de Educação de Belém.


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html