O Simpósio aconteceu na última sexta-feira, dia 14 de novembro, no Cine Líbero Luxardo. Em parceria com a Fundação Cultural Tancredo Neves, a Fotoativa encerra o projeto Pinhole Day Belém 2014 também apresentando uma exposição com videodoc, que em breve será virtualmente lançado.

A manhã do Simpósio recebeu os artistas Jeyson Martins, que trouxe o debate a partir de seu trabalho ‘Photograff’ sobre fotografia, grafitti e intervenções urbanas e Dirceu Maués que apresentou ‘(in)versões na paisagem’ com parte de sua recente produção explorando as possibilidades de criação da câmera obscura e dos dispositivos da imagem, enquanto escultura e instalação.

Na sequência Tatiana Altberg apresentou seu processo de trabalho com projeto Mão na Lata, realizado em colaboração com jovens da Favela da Maré, no Rio de Janeiro. Na sequência de sua apresentação Tatiana apresentou o documentário ‘Cada dia meu pensamento é diferente’ produzido pelo grupo, e que compartilhamos abaixo:

Pela parte da tarde, a conversa começou com as apresentações de Walter Gomes Jr., atual coordenador do programa de formação continuada para os professores da Rede Municipal de Educação de Belém, que apresentou reflexões sobre projeto realizado com fotografia e educação no bairro da Terra Firme intitulo ‘Furo da Lata’.

Já Miguel Chikaoka apresentou ‘Mottainai !’ um recorte do trabalho que vem desenvolvendo a trinta anos, integrando formação técnica e humana, partilhas de vivências e as mais recentes intervenções na área da educação formal.

O artista e professor Alexandre Sequeira finalizou o dia de conversas instigantes com um texto-palestra intitulo ‘Olhares partilhados’ na busca por aprofundar as reflexões sobre as potencialidades da fotografia artesanal a partir do trabalho desenvolvido ‘Meu mundo teu’ com dois jovens, uma do bairro Guamá e outro da Ilha do Combu.

O Simpósio Pinhole ao Cubo é parte integrante do projeto Pinhole Day Belém 2014, que trouxe este ano o tema Pinhole ao Cubo – processos, potências e possibilidades.


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html