Processos Fotográficos - Lab Clube Filé de Peixe

Na próxima sexta-feira, dia 17 de julho, a partir das 19h, o Casarão Fotoativa abriga o lançamento simultâneo da publicação resultante do projeto de residência Processos Fotográficos – ensaios para uma poética experimental desenvolvido pelo Lab Clube – núcleo de fotografia experimental do coletivo Filé de Peixe, contemplado pela 2ª edição do Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais. A distribuição será gratuita.

Durante o período de residência, os cinco artistas das cinco regiões brasileiras, aprenderam, praticaram e desenvolveram trabalhos utilizando os processos fotográficos experimentais de Cianotipia, Marrom Van Dyke, Papel Salgado e Goma Bicromatada em três cores, além de experimentarem as diversas possibilidades de combinação entre esses processos.

Hugo NascimentoNa região Norte, Hugo Nascimento (PA) foi o artista selecionado. A publicação conta ainda com as imagens de Marilia Bianchini (RS), Paula Huven (MG), Renata Voss (AL) e Vitor Martins (DF). Processos Fotográficos – Ensaios para uma Poética Experimental, teve como proponente a Fernanda Antoun, coordenadora do Lab Clube, e contou com acompanhamento crítico e teórico da artista e professora Anna Bella Geiger

Em Belém, o catálogo será lançado na sede da Associação Fotoativa. A programação conta com uma fala do artista Hugo Nascimento sobre o processo de criação durante a residência, além de uma projeção de imagens e a distribuição da publicação.

Belém, Amazônia, 1988. Artista, ativista e arte-educador, Hugo Nascimento pesquisa fotografia desde 2007. A história começa na Fundação Curro Velho com câmeras artesanais pinhole, passa pelo MIS-PA, onde pesquisou processos de subjetivação da imagem através de interferências laboratorias, até chegar no LabClube, onde travou contato com os processos arcaicos de impressão e reprodução. Fruto mesmo dessa trajetória, desenvolve trabalhos fotográficos nos quais a própria linguagem é discutida, e a objetividade da imagem técnica é questionada. Também realiza trabalhos individuais-coletivos em outros campos do universo da arte, por vezes também fora dele. É professor licenciado pela UFPA, já participou de diversas exposições e ministrou algumas oficinas. Atualmente encontra-se empenhado na realização do projeto Dispositivos Móveis X Processos Arcaicos, aprovado pela Fundação Cultural do Pará.

hugonascimento_600px
Fotografias: Hugo Nascimento
Release a partir do que foi publicado pelo Coletivo Filé de Peixe

SERVIÇO

Lançamento da publicação Processos Fotográficos – ensaios para uma poética experimental
Local: Casarão Fotoativa
Data: sexta-feira 17/07
Horário: 19 horas
Endereço: Praça Visconde do Rio Branco, 19

O lançamento acontece simultaneamente nas outras cidades, confira abaixo:

Belo Horizonte – 15/07 – 19h
Café Com Letras Liberdade / CCBB
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Rio De Janeiro – 17/07 – 19h
EAV – Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botanico, 414

Belém – 17/07 – 19h
Casarão Fotoativa
Praça Visconde Do Rio Branco, 19

Maceió – 17/07 – 21h
Casa da Palavra
Rua Ladeira Do Brito, 65 – Farol

Brasília – 17/07 – 18h
Objeto Encontrado
102 Norte

Porto Alegre – 17/07 – 19h
Galeria de Arte Mamute
Rua Caldas Junior, 375 – Centro Histórico


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html