Nos dias 21 e 22, 28 e 29, a Fotoativa, em parceria com o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte, realizaram um modo compacto da oficina “Fototaxiaem busca do elo perdido”, destinada à educadores e multiplicadores, que desenvolvem ou querem desenvolver metodologias transdisciplinares em suas abordagens. A atividade foi conduzida por Miguel Chikaoka com assistência de Adriele Silva da Silva.

Foram quatro dias intensos nos finais de semana, vivenciando a construção de percursos educativos pautados na abordagem de conhecimentos que constituem a gênese do processo fotográfico. Desde a câmera obscura, dispositivo inicial para o universo da luz, passando pela criação de imagens com as técnias de pincel de chá, pincel de luz, fotogramas, lightpainting e antotipia, a partir de frutas da região, chegando até à mini-pinhole.

No encerramento, os participantes da oficina tiveram como desafio prático, a realização de micro-oficinas para o público aberto, durante a 9ª edição do projeto Circular, que atrai o público em um domingo específico aos bairros do Centro Histórico de Belém, a partir de atividades culturais e educativas.

Assim, a partir do que havia se discutido e experimentado nos três primeiros dias da vivência, os participantes desenharam e conduziram as oficinas “Os Olhos do Bicho”, “Meditação do Chocolate”, “Câmera Obscura”, “Pincel de chá e luz – narrativas ” e “Pincel de chá – da imagem ao texto poético”. No final do dia, uma roda de conversa ampla com todos os participantes e abertas aos interessados, com breves reflexões e possíveis caminhos à seguir, na constituição de um grupo interno na Fotoativa.

Confira o relato visual da oficina Fototaxia, a partir das imagens produzidas por Miguel Chikaoka:


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html