Pinhole Day Belém 2002

No domingo, dia 28 de abril, a Fotoativa reuniu 20 pessoas e seus resultados da produção de fotografias artesanais feitas na oficina Tubo de Ensaio, ministrada pelo fotógrafo Miguel Chikaoka. A iniciativa visa inserir Belém no circuito do evento “WORLDWIDE PINHOLE PHOTOGRAPHY DAY”, organizado e exibido pelo site da WPPD – www.pinholeday.org -, em comemoração ao Dia Internacional de Fotografia Pinhole, contribuindo desta forma, como uma das mais expressivas participações brasileiras neste evento.

A técnica pinhole (termo inglês que significa “buraco de agulha”) consiste em construir câmeras artesanais com sucatas como latas, embalagens de papelão, caixa de fósforos, tijolos, entre outros tipos de materiais, sem o uso de lentes, onde é vedada a entrada da luz, nas quais é feito um pequeno orifício que, ao ser aberto, permite a passagem da luz, projetando assim a imagem externa no interior da câmera sobre um dispositivo fotosensível, que pode ser analógico, como papéis e filmes, ou eletrônico como os sensores de câmeras digitais.

O Worldwide Photography Pinhole Day – o Dia Mundial da Fotografia Pinhole – foi criado em Abril de 2001 para celebrar o tempo e a fotografia artesanal feita com furo de agulha, frente ao mundo instantâneo e hipertecnológico que vivemos.

Aqui compartilhamos alguns resultados de participantes do evento:


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html