20160806_largoculutral_600px

32 horas de programação entre o Largo Cultural das Mercês e o domingo do Circular

Agosto é mês de carinho especial para Fotoativa que festeja concomitantemente seu aniversário, o dia mundial da fotografia, e o Circular de agosto. A programação começa no sábado, 20, pela manhã e se estende até a noite de domingo, 21, com atividades que buscam vivenciar o ser humano e o coletivo.

Microficinas e visitas guiadas durante o dia, apresentações musicais e mostra de projeções pela noite, práticas e roda de conversa sobre Thai Chi, entre outras surpresas. O centro histórico da cidade é o cenário da celebração, ponto de encontro de imagens, pessoas e histórias que fazem parte desta construção de 32 anos.

Largo Cultural das Mercês - Fotoativa 30 anos - Foto: Débora Flor
Largo Cultural das Mercês Fotoativa 30 anos. Foto: Débora Flor

Em 2016, ano em que Belém comemora seus 400 anos, a Fotoativa volta a reocupar o casarão-sede, na praça das Mercês, centro histórico da cidade, a partir de uma rede de amigos fotoativistas que contribuem cotidianamente para vida do espaço.

“A retomada da Fotoativa é de modo concreto a retomada da cidade. Em todos os lugares que passou, a associação deixou um legado de coletivismo e participação social”. Afirma Michel Pinho, atual presidente da associação. “Foi assim na praça ferro de engomar, foi assim na sede da frutuoso, e é mais intensamente na praça das Mercês. Se pensarmos em ação cidadã em Belém nesses 400 anos, com certeza a Fotoativa tem uma participação decisiva“, completa.

Largo Cultural das Mercês - Fotoativa 31 anos "Olhos de [re]ver Belém". Foto: Luciana Magno
Largo Cultural das Mercês – Fotoativa 31 anos “Olhos de [re]ver Belém”. Foto: Luciana Magno

Associação Fotoativa

De portas abertas, desde 84, a Fotoativa ganhou as ruas da sociedade, reunindo uma diversidade de sonhos, seres e ações constantes. Largos passos pela luz guiaram a instituição que se tornou uma das referências na cidade. Ao completar 32 anos, de volta à sede, busca ampliar sua rede de amigos e parceiros, para fortalecer e potencializar a vida e a continuidade de suas ações.

Fotoativa Portas Abertas

O projeto marca a volta das atividades ao espaço que busca atrair conhecimentos e saberes diversos, ao aproximar uma gama de atividades ao público.

Nos últimos seis meses, num processo de reocupaçao de sua sede, um casarão do século XIX, fechado durante os quatro últimos anos para reformas estruturais, os mutirões de limpeza e ajustes para reativação completa da imóvel vêm acontecendo com colaborações presenciais e contribuições de materiais, equipamentos e recursos financeiros, num trabalho articulado pela diretoria e núcleos, envolvendo colaboradores, sócios e simpatizantes.

Largo Cultural das Mercês - Fotoativa 31 anos "Olhos de [re]ver Belém". Foto: Luciana Magno
Largo Cultural das Mercês Fotoativa 31 anos. Foto: Luciana Magno

O calendário de formação gradativamente ocupa lugar na cidade, com ações do núcleo de Formação e Experimentação, a partir das oficinas para o público e dos grupos de estudos e práticas internas da instituição, além de ações comunitárias constantes em escolas e espaços informais. O núcleo de Pesquisa e Documentação garante o amadurecimento das experiências e a consolidação da memória, difundida pelas ações do núcleo de Comunicação e Difusão.

Ao longo de sua trajetória, a instituição vem construindo pontes de diálogo e aproximações estéticas e pedagógicas com diversos artistas, educadores e pesquisadores da cena local e de fora.

Segundo Miguel Chikaoka, fotoativista desde a fundação da entidade, “os núcleos, instituídos há menos de uma década, ganharam maturidade e garantem hoje a pulsação e os avanços da Fotoativa. São as instancias que captam, processam e fazem expandir as ideias e os pensamentos que circulam cotidianamente pelo Casarão”. “Ações consolidadas como os cafés, colóquios, pinholedays, residências, laboratórios e, mais recentemente, o portas abertas, proporcionam atravessamentos, diálogos e conexões entre as pessoas e as diversas áreas do conhecimento”, complementa.

Largo Cultural das Mercês - Fotoativa 30 anos - Projeto Vertigem - Foto: Débora Flor
Largo Cultural das Mercês – Fotoativa 30 anos – Projeto Vertigem – Foto: Débora Flor

32 horas de vivência e convivência

Nas paredes da galeria recentemente reativada, a exposição Fotografia de Viagem – Vivência Tapajós 2015 traz imagens de uma experiência coletiva gestionada pelo fotógrafo e educador Rafael Araújo, no oeste do Pará, com fotógrafos da região e de outros estados brasileiros, resultado de oficina ministrada por Rafael Araújo. A edição 2016 segue com inscrições abertas no site da instituição.

inscricoes aqui 120px

20160612_Circular1200044
Microficina de Pincel de Luz durante Fotoativa Portas Abertas no Circular. Foto: José Viana

No decorrer dos dois dias, o grupo de estudos e práticas pedagógicas Fototaxia ofertará as tradicionais microficinas, pequenas vivências para experimentar técnicas de criação como Pintura livre em tecido, Pincel de luz e Furoshiki. Além de roda de jogos e brincadeiras, o laboratório fotográfico também estará funcionando para prática de Mini Pinhole – fotografia artesanal com furo de agulha.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Na Praça das Mercês, passado e presente conectam-se em imagens improváveis, configurando uma instalação pública, com pontos de vista da praça e arredores em deslocamento. No decorrer da tarde, o público também poderá contratar o serviço de retratos fotográficos à moda antiga. Fotógrafos estarão pela praça com suas câmeras de grande formato, produzindo fotos na hora, performance-resultado do grupo Lab Pro GF 1.0, coordenado por Miguel Chikaoka.

Largo Cultural das Mercês - Fotoativa 31 anos "Olhos de [re]ver Belém". Foto: Miguel Chikaoka
Largo Cultural das Mercês Fotoativa 31 anos. Foto: Miguel Chikaoka

Na noite de sábado, a III Mostra de Projeções Fotoativa propõe transpor fronteiras por meio das novas tecnologias e trazer para Belém trabalhos em formato audiovisual de artistas de toda e qualquer parte, inspirados no título “Cidades Imaginárias”.

A música ficará por conta de Mg Calibre e Convidados, que vem marcar a presença contínua nos Largos Culturais das Mercês com afrojazz amazônico, acompanhados da performance de videomapping de Kauê Lima.

No domingo, integrada à programação do projeto Circular, a Fotoativa inicia grupo de prática e roda de conversa sobre Thai Chi às 6h da manhã. Segue durante o dia com as Microficinas, Visitas Guiadas e Roda de Jogos e Brincadeiras.

osmastodontes_600px
Os Mastodontes

Para encerrar a programação, o grupo Os Mastodontes traz seus tambores para fazer carnaval e cordas para rimar com seus tambores. O grupo criado pelos corredores da Escola de Teatro e Dança da UFPA apresenta “canções autorais feitas para teatro e com o povo do teatro”.

Durante o sábado e o domingo também acontece o laboratório de cianotipia Diários em Azul com a jovem artista visual Débora Flor, uma das participantes do projeto Fotoativa em Residência realizado em 2015. A proposta visa a construção de pequenos diários afetivos em formato de livro, utilizando a técnica artesanal de impressão do cianótipo. As inscrições já estão abertas no site da instituição e o laboratório começa no dia 18.

inscricoes aqui 120px

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

E acompanhe nossas atividades pelas redes sociais facebook.com/associacaofotoativa e instagram.com/fotoativa.

SERVIÇO

Fotoativa 32 Anos Luz, sábado, 20, e domingo, 21 de agosto, durante o dia inteiro, na sede da Fotoativa, com microficinas, sessões de fotografia, mostra de projeções e atrações culturais encerrando a programação.

Release por Yvana Crizanto e José Viana

Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html