mesa_espacos-independentesArara, Denis Rodriguez

 

A mesa trata sobre gestão e programa de residências com artistas-gestores da Península/RS, Pivô/SP, Terra Una/MG e Fotoativa/PA.

 

Na próxima quinta-feira, dia 08 de dezembro, às 19h, Portas Abertas para o debate sobre gestão e programas de residência em espaços independentes com convidados que trazem referências cruzadas de atuação desde outras localidades do país.

Participam da mesa: Denis Rodriguez e Leonardo Remor, ambos da Península (Porto Alegre/RS), Fernanda Brenner do Pivô (São Paulo/SP), Nadam Guerra do Terra Una (Liberdade/MG) e Camila Fialho da Fotoativa (Belém/PA) com mediação da artista e curadora Mônica Hoff (Florianópolis/SC).

A mesa inaugura o ciclo de debates do projeto Não sou daqui, nem sou de lágestão, curadoria e residência artística em rede de proponência da Galeria Península/RS, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12a Edição, do qual a Fotoativa é parceira.

Em um primeiro momento, cada participante apresentará seu próprio espaço e como se articulam seus programas de residência e intercâmbio. O segundo momento será pautado por questões que permeiam o dia a dia dessas estruturas, voltadas à investigação e difusão da arte contemporânea no Brasil.

Dentre os temas a serem abordados, destacamos: os limites e negociações para a promoção de práticas artísticas em instalações históricas; as con gurações formais desses espaços e as suas implicações; o entorno e o trabalho junto a comunidades especí cas; o tipo e os sentidos de prática artística produzidos nestes contextos; o extenso volume de comunicação na formação das redes de atuação de espaços como estes; como gerar canais de comunicação e divulgação alternativos, interessantes e e cientes; analogias e contrastes entre os espaços participantes do projeto e seus contextos de atuação; e fundamentalmente como lidam com adversidades, como desenvolvem suas metodologias, quais são suas redes de trabalho e investigação, com quem conversam, como se repensam e que modos de existir podem emergir destas práticas.

 

Não sou daqui, nem sou de lá – gestão, curadoria e residência artística em rede

Na contemporaneidade, o artista tem assumido cada vez mais um papel multidisciplinar, de alguém que pensa sistemicamente os diferentes elementos políticos, sociais, econômicos e educacionais que conformam não apenas seu trabalho artístico, mas também os veículos, metodologias e plataformas que habilitam esta produção, ou seja, seus canais de circulação.

No Brasil, não apenas, mas com grande força, e, principalmente, como modo de resistir às exigências institucionais do mercado de arte, esta tem se tornado uma estratégia recorrente entre artistas nas diferentes regiões – quando não a única maneira encontrada para viabilizar suas produções.

Andressa Cantergiani, Denis Rodriguez e Leonardo Remor, os 3 artistas-gestores do espaço Península, situado em Porto Alegre, e propositores do projeto “Não sou daqui, nem sou de lá – Gestão, curadoria e residência artística em rede”, saem para residência nos 3 espaços em rede (Fotoativa, Terra Una e Pivô) e em seu retorno recebem um 4o artista, selecionado através de convocatória pública, em Porto Alegre. “Não sou daqui, nem sou de lá…” pretende com isso ser um projeto simultaneamente de formação, produção, debate, difusão e intercâmbio das práticas artísticas, curatoriais e de gestão realizadas nestes contextos.

 

Em Belém do Pará, a Fotoativa é anfitriã do projeto e recebe o artista Denis Rodriguez para um residência artística, cujo trabalho desenvolvido culmina com a abertura de uma exposição no dia 11 de dezembro, a partir das 15h. Ao longo de sua estada, o artista conta com o acompanhamento crítico-curatorial de Camila Fialho, do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Associação Fotoativa.

Andressa Cantergiani realiza, neste momento, sua residência no Terra Una, em Minas Gerais, com o acompanhamento de Nadan Guerra. E Leonardo Remor, no Pivô, em São Paulo. com acompanhamento de Fernanda Brenner.

 
Galeria Península em Residência

A quarta e última residência, a ser realizada em fevereiro de 2017 na Península, em Porto Alegre, contará com o acompanhamento da curadora Kamilla Nunes, de Florianópolis. Inscrições abertas até 11/dez. Informações aqui: https://goo.gl/rellD6

 

arte_convocatoria

 

O projeto prevê ainda a produção de uma publicação com o registro das experiências e debates e textos que buscam situar e re etir sobre tais práticas no contexto brasileiro.

 

SERVIÇO

Portas Abertas para Diálogos entre espaços independentes – Gestão e Programas de Residência
com Denis Rodriguez e Leonardo Remor (Península/RS), Fernanda Brenner (Pivô/SP), Nadam Guerra (Terra Una/MG) e Camila Fialho (Fotoativa/PA) com mediação de Mônica Hoff (SC)
Quinta, 8 dezembro 2016 a partir de 19h
Fotoativa – Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico de Belém
Entrada Franca


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html