Conselho Curador da Fotoativa

 

O Conselho Curador da Fotoativa foi criado em 2012 e regulamentado no Estatuto da Associação durante a Assembleia Geral de 2015, com objetivo de propor linhas de atuação nos projetos de ocupação dos espaços expositivos e do programa de residências artísticas na Fotoativa, além de analisar e opinar, quando demandado pela Diretoria, sobre as propostas recebidas. O Conselho Curador é composto por:

 

Alexandre Romariz Sequeira

1961. Belém-Pa. Artista visual, é Mestre em Arte e Tecnologia pela UFMG, doutorando em Arte pela mesma Instituição e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPa. Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteriadade social, tendo participado de encontros de Fotografia, Seminários e Exposições no Brasil e exterior. Tem obras no acervo do Museu da UFPa, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas; Coleção Pirelli/MASP, Museu de Arte do Rio/MAR, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e na Coleção de Fotografia da Associação Brasileira de Arte Contemporânea/ABAC.

 

Armando Queiroz

Belém do Pará,1968. Mestrando da Escola de Belas Artes da UFMG. Sua produção artística abrange desde objetos diminutos até obras em grande escala, performance, fotografia e vídeo. Detêm-se conceitualmente às questões sociais, políticas e patrimoniais. Cria a partir de observações do cotidiano das ruas, apropria-se de objetos populares de várias procedências, tem como referência a cidade e o Outro. Vive e trabalha entre Belém e Belo Horizonte.

 

Armando Sobral

 

Cláudia Leão

É artista visual, professora do curso de Artes Visuais da UFPA. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e . Suas pesquisas giram entorno de: vínculos afetivos, ontogênese da imagem, esquecimento, saudade e a paisagem como ambiente de entrelaçamento. Atualmente vive em Belém colabora com projetos artísticos independentes e coordena o grupo de pesquisa Lab AMPE – Laboratório Transdisciplinar entre Experimentações, Corpo, Ambiente, Amor, Arte e Política na Amazônia

 

Ionaldo Rodrigues Filho

Graduado em Ciências Sociais pela UFPA. Fotógrafo da FCP/Curro Velho. Investiga relações entre historiografia, técnicas da cidade e imagem fotográfica. Edita o selo Prova Impressa, dedicado à experimentação de formatos e sentidos do fotográfico no plano gráfico. Participou de exposições coletivas, uma individual na Kamara Kó Galeria e possui obras na coleção pública do Museu Casa das Onze Janelas em Belém.

 

Makiko Akao

Sócia da Agência Kamara-Ko de Fotografias, curadora e produtora independente, trabalha com  seleção e edição de imagens, projetos de exposição , edição de livros de fotografias  e outros projetos culturais. Exerceu cargo de  diretora financeira  da  Associação Fotoativa  pelo  período de 2002 a 2007 e novamente no mesmo cargo de 2011 a 2013. Desde 2011, é proprietária e gestora da Kamara Kó Galeria de Fotografia. Nos últimos  anos tem produzidos várias exposições em Belém, Brasília e São Paulo, participado de  SP Foto em São Paulo e ArteLima em Lima/Peru. É também a idealizadora e coordenadora do Projeto Circular Campina/ Cidade Velha.

Mariano Klautau Filho

 

Marisa Mokarzel

Doutora em Sociologia (UFC); Mestre em História e Crítica da Arte (UFRJ). Curadora e pesquisadora independente. Foi professora e pesquisadora do Curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem e do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura da Universidade da Amazônia – UNAMA.

 

Michel Pinho

 

Milton Kanashiro

Milton Kanashiro, formado em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz (1978), mestrado e doutorado em Ciências Florestais pela North Carolina State University, Raleigh-NC (USA.1987, 1990 respectivamente). Na área técnico-cientifica atua principalmente nos temas: manejo florestal, diversidade e conservação de espécies e da estrutura genética populacional, para conservação das Florestas Tropicais. Apreciador de fotografia, música, cinema, teatro, dança, pintura, gravura, escultura, literatura, filosofia, etc. Busca na Arte (aquisição e contato constante), inspiração para o seu cotidiano, trabalho de pesquisa cientifica e desenvolvimento local, para o “bem viver” das pessoas e a sustentabilidade dos recursos naturais.

 

Octávio Cardoso

Nasceu em Belém – Pa, em 1963. Graduado em Eng. Civil pela Universidade Federal do Pará. Começou a fotografar em 1984 na Fotoativa, onde sempre esteve ligado, tendo sido seu presidente de 2000 à 2007. Realizou quatro exposições individuais e participou de diversas exposições coletivas tendo obras nos acervos: coleção Pirelli / MASP, MAR – Rio, MAM – Rio, MUFPa, SIM-Pa, CCBEU-Pa.

 

Orlando Maneschy

Pesquisador, artista, curador independente e crítico. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Desenvolveu estágio pós-doutoral na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa entre 2015 e 2016. É professor na Universidade Federal do Pará, atuando na graduação e pós-graduação. Coordenador do grupo de pesquisas Bordas Diluídas (UFPA/CNPq). É articulador do Mirante – Território Móvel, uma plataforma de ação  que viabiliza proposições de arte. Curador da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Recebeu, entre outros prêmios, a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes (Programa de Bolsas 2008); o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça / Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 da Funarte e o Prêmio Conexões Artes Visuais – MINC | Funarte | Petrobras 2012, com os quais estruturou a Coleção Amazoniana de Arte da UFPA, realizando mostras, seminários, site e publicação no Projeto Amazônia, Lugar da Experiência.

 

Valzeli Sampaio

 

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html