Atividade educativa do grupo Fototaxia na Comunidade do Espírito Santo do Itá

É o Núcleo que está na base da constituição da Fotoativa a partir das oficinas intuitivas e experimentais propostas por Miguel Chikaoka no entorno da fotografia. É incumbido pelo agenciamento de atividades vinculadas às práticas e metodologias educativas, promovendo diálogo com distintos públicos – artistas, estudantes, professores, escolas, comunidades e público geral interessado na formação.

Para além do Calendário de Formação, que integra semestralmente um conjunto de oficinas, cursos e laboratórios oferecidos ao grande público, o NFE organiza anualmente o Pinhole Day Belém no mês de abril. A prática da fotografia pinhole está no DNA da Fotoativa e continua sendo uma presença constante nas atividades que visam facilitar o acesso do público ao conhecimento e experimentação do processo fotográfico. Incorporar a ideia e o espírito do Dia Mundial da Fotografia Pinhole na sua programação anual representa para Fotoativa uma estratégia potencializadora dos seus propósitos e uma ampliação dos horizontes de intercâmbio na cena global.

O Núcleo de Formação e Experimentação está, ainda, à frente da condução do grupo Fototaxia, que funciona como espaço para o compartilhamento de práticas pedagógicas, leituras e trocas de experiências entre seus participantes. Atualmente edifica suas ações para a construção de um projeto que possa ser financiado colaborativamente, integrando três frentes paralelas: conceber a Fotoativa como um espaço de referência para acolher professores e educadores da cidade, ou que estejam de passagem por Belém; elaborar uma ação integral em parceria com escolas na região; e garantir a formação continuada dos arteducadores fotoativistas para realização de atividades artístico-pedagógicas com os mais diversos públicos.


Dia dos Professores na Fotoativa. Outubro 2016.

Ao tomar como horizonte a gestão de 2017 a 2020, o Núcleo de Formação e Experimentação conta com a coordenação de Adriele Silva da Silva, Josianne Dias e Mireille Pic:

Adriele Silva da Silva, Belém/PA, 1987. Mestranda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará. Enquanto educadora do ensino formal atua na Secretaria Municipal de Educação de Belém na região das ilhas Sul. Foi coordenadora do Núcleo de Formação e Experimentação da Associação Fotoativa, instituição sem fins lucrativos e de educação não-formal, entre 2013 e 2017, mesma instituição que agora assume a função de Diretora Administrativa. Suas pesquisas versam sobre territórios, educação, arte, infância, processos de cuidado.

Josianne Dias, …

Mireille Pic, nasceu catarinense, criou-se mineira e paulista, em Brasília graduou-se em engenharia florestal e se casou. Mireille vive desde 2011 com toda a família em Belém. Fez mestrado em Viçosa e em Montpellier teve 3 filhas. Voltou pra Brasília pro nascimento do caçula. Na Fotoativa, participando da Oficina Olhos Vendados percebeu Belém sobre um novo olhar e no grupo Fototaxia pôde exercitar a reflexão sobre diferentes formas de aprendizado, ensino formal e educação. Por afeto, juntou-se a nova gestão da Fotoativa, fazendo parte do Nucleo de Formação e Experimentação.

Contacte-nos diretamente através do email formacao@fotoativa.org.br

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html