Laboratório de Projetos pesquisa publicações independentes. Agosto 2015. Foto: José Viana

O Núcleo de Pesquisa e Documentação tem por objetivo o desenvolvimento de projetos vinculados à reflexão acerca da imagem, em uma concepção expandida enquanto fenômeno social. 

Desenvolve desde 2008 o Café Fotográfico, com encontros mensais reunindo artistas, fotógrafos e profissionais da área, à convite da organização, para apresentar ao público pesquisas, projetos e relatos de experiência, sem perder de vista os diferentes meios de difusão da imagem e do pensamento fotográfico e artístico. 

Desde 2002 o Colóquio de Fotografia e Imagem promove o encontro entre artistas e pesquisadores locais, nacionais e internacionais, instaurando um espaço de reflexão crítica sobre a relação entre produção imagética e os diversos campos do conhecimento. Através da organização de seminários, cursos, palestras, oficinas e mostras de arte o evento estabelece um fórum permanente de produção de conhecimento e troca de informações entre o local e o nacional.

Ainda dentro de suas atribuições está a coordenação do Acervo Fotoativa que vem se construindo ao longo destes mais de 30 anos de atividades, com obras, registros de processo e documentos, configurando uma memória plural sobre a instituição e seu entorno. Assim como a Biblioteca da Fotoativa, com publicações de artes, fotografia e educação, que num futuro próximo será acessível ao grande público.

Como motor de produção e reflexão permanente, o NPD coordena, ainda, o Laboratório de Projetos, criado em 2012, como lugar de compartilhamento de processos artísticos inicialmente voltados à fotografia mas que acaba por se abrir às outras linguagens. Na prática, alia estudos teóricos, leituras e experimentações desde os campos de interesse de seus membros. Em 2016, realizou a exposição coletiva Alfabeto de Ficções resultante de pesquisas e dinâmicas internas acerca da palavra enquanto disparador criativo e a ideia de livro num campo expandido. Este ano, ainda sem rumo definido, dedica-se à investigação de práticas de deriva na construção criativa.

 


Definição da exposição “Sobre horizontes (ou a ausência deles)”. Em comemoração aos 15 anos de Pinhole Day Belém, com Adriele Silva da Silva, Camila Fialho e Cinthya Marques. Foto: José Viana

 

Atualmente coordenam o Núcleo de Pesquisa e Documentação Camila Fialho, Débora Flor e Irene Almeida.

Camila Fialho, Porto Alegre/RS, 1980. Radicada em Belém desde 2014, atua como pesquisadora independente em artes e colaboradora da Fotoativa, onde agora está à presidência e é coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Documentação. Formada em Letras e Mestre em Literatura Francesa, tem especialização em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural. Em suas pesquisas, transita entre reflexões sobre o território da Amazônia contemporânea, tensões entre palavra e imagem, práticas colaborativas e gestão em espaços híbridos independentes.

Débora Flor. Vive e trabalha em Belém. Tem sua pesquisa poética voltada para uma fotografia expandida, na qual experimenta processos artesanais junto com tramas, linhas, bordados e objetos para tecer suas relações com o outro, com os lugares. Formada em comunicação, trabalha como arte-educadora e fotógrafa independente, atua na associação Fotoativa desde 2012, ministra oficinas sobre processos fotográficos do século XIX na Fundação Curro Velho.

Irene Almeida – Vive e trabalha em Belém (PA). Graduada em Pedagogia pela UEPA (1998), MBA em Cerimonial, Protocolo e Eventos – IESAM (2009). Iniciou seus estudos de fotografia em 1996, em oficinas da Fundação Curro Velho e Associação Fotoativa. Participou de diversas exposições coletivas, entre elas: “A Arte da Lembrança – a saudade na fotografia Brasileira”, Itaú Cultural, São Paulo (2015) e Belém (2016). Realizou a individual “Transitório”, no Espaço Cultural Conselheira Eva Andersen Pinheiro MPC (2012). No projeto Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, atua na produção e assistência de Curadoria (2010 a 2017). Desde 2008 atua na produção de projetos da Associação Fotoativa, como o Colóquio de Fotografia e Imagem, Café Fotográfico (atualmente na coordenação), Pinholeday Belém e Fotoativa em Residência. Integrou a diretoria da Fotoativa de 2007 a 2010.

Contacte-nos diretamente através do email pesquisa@fotoativa.org.br

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html