Desde o início de sua história, a Fotoativa tem uma relação profunda com o centro histórico de Belém, seja enquanto tema para imagens, seja com projetos desenvolvidos na área, que não só mobilizam fotógrafos, como também a comunidade em geral, em torno da preservação e valorização da memória cultural da cidade.

A partir de 2005, a associação foi contemplada com a oportunidade de se instalar nessa parte da cidade e conviver mais de perto com sua realidade, além de atuar ainda mais intensamente no espaço. No referido ano, a Prefeitura Municipal de Belém cedeu à Fotoativa o imóvel que se tornou sede da entidade, localizado na Praça das Mercês, onde se encontra a Igreja das Mercês (do século XVII, de autoria do grande arquiteto italiano Giuseppe Antonio Landi) e onde no século XIX funcionou o primeiro estúdio fotográfico da Amazônia, o Foto Fidanza.

A sede da associação é um casarão de dois pavimentos, construído na transição do século XIX para o XX, que integra um conjunto de sobrados ecléticos. A disposição dos ambientes leva a crer que originalmente o prédio tenha sido de uso misto, sendo o pavimento térreo destinado a atividades de comércio ou serviços e o pavimento superior reservado para residência.

Ao se tornar sede da Fotoativa, o imóvel, antes abandonado, foi aos poucos equipado e passou a contar com salões para exposições e palestras e laboratórios de fotografia e informática. O passo seguinte foi a restauração da fachada – realizada em 2008 dentro do Projeto Azulejar do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/Belém) – uma iniciativa que contribuiu para a valorização da aparência da praça e pode servir como um incentivo a ações semelhantes na área.

Em 2011 a Fotoativa, através de parceria com a Secretaria de Cultura (SECULT/PA) inicia projeto de restauro da sede a partir do PAC (Cidades Históricas – Ministério do Turismo/IPHAN). Com o restauro e uso do referido edifício, a Fotoativa, além de recuperar, proteger e valorizar o patrimônio histórico tem como objetivo criar e oferecer à população um pólo referencial para o exercício da cidadania e dos diversos fazeres artísticos.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html