BREVE HISTÓRICO

 
Microsoft Word - RESTAURO-160528.doc
 
Iniciamos a ocupação do imóvel 19 da Praça das Mercês, Centro Histórico de Belém em 2004, a partir da assinatura de contrato de comodato com a Prefeitura Municipal de Belém.
 
Microsoft Word - RESTAURO-160528.doc
 

Como o estado de conservação do imóvel apresentava-se muito degradado, com sérios riscos à sua integridade, tivemos que empreender inicialmente um conjunto de ações emergenciais para garantir a estrutura e tornar possível o uso dos ambientes menos degradados.

 

 
Microsoft Word - RESTAURO-160528.doc

 

Paralelamente firmamos uma parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura da UFPA e a Petrobrás, para elaborar um inventário arquitetônico e um projeto de restauro do casarão. Entrementes, em 2008, a nossa sede foi contemplada pelo IPHAN com um restauro completo da fachada.

 
 

Com o projeto de restauro em mãos, fomos em busca de recursos para implementá-lo. Finalmente, em 2011, com verba alocada junto ao Governo Federal (Ministério do Turismo) e o Governo do Estado (SECULT) – com esta responsável pela gestão e acompanhamento técnico, assistimos o início das obras.

 

Na medida em que as obras foram avançando tivemos que desocupar o casarão para que as mesmas pudessem fluir sem empecilhos.

 
Microsoft Word - RESTAURO-160528.doc 

A previsão de entrega era para 2012, mas isso não se concretizou devido a erros e lentidão no tratamento dos processos, tanto no nivel técnico quanto no administrativo e jurídico. O reflexo disso foi percebido nas inúmeras paralisações ocorridas em todo esse período.

Por fim, em junho de 2015, a empresa que vinha executando o restauro, decidiu abandoná-lo.

 
Microsoft Word - RESTAURO-160528.doc 

Diante desse quadro, sem uma definição quanto a retomada e finalização da obra, decidimos voltar ao casarão. Desde então, junto com a mudança, tivemos que empreender um rol de ações como limpar o canteiro de obras e instalar ambientes para as atividades básicas.

 
Microsoft Word - RESTAURO-160528.doc 

No momento estamos empenhados na adequação técnica e melhorias em todos os espaços para garantir o mínimo de condições para o desenvolvimento de atividades e a possibilidade de investir mais na captação de recursos necessários para a nossa sustentabilidade.

 
 

A meta é iniciar o segundo semestre de 2016 com plena capacidade de uso do casarão. Enquanto isso, mesmo cientes de que a conjuntura é desfavorável, continuamos atentos aos trâmites pela abertura de uma nova licitação para a continuidade do restauro.

 
 

Microsoft Word - RESTAURO-160528.doc 
Se você tem interesse, saiba como pode contribuir.
 
quero-contribuir

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html